AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO INTER-ORGANIZACIONAL NO SISTEMA SEBRAE: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DO PROGRAMA SEBRAE DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Aprendizado inter-organizacional
Programa SEBRAE de excelência da gestão
Análise multivariada de dados
Gestão de empresa
Modelo de gestão
Business Excellence Model; Inter-Organizational Learning; SEBRAE Program for Excellence in Management; Multivariate Data Analysis.
Cormack, Allan Martins | Posted on:
2016
Abstract
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, encontram-se em um ambiente cada vez mais competitivo, acirrado e em constante busca para evoluir em termos de sua gestão. Nesse contexto, diversos modelos de referência à gestão servem como aliados para apoiar estas organizações a estabelecer ciclos contínuos de avaliação e diagnóstico organizacional, com objetivo de mensurar, de maneira sistemática, e também com a possibilidade de comparação entre diversas organizações. Esta dissertação consiste em uma análise sistemática, quantitativa e qualitativa, dos resultados organizacionais alcançados no Sistema SEBRAE através das avaliações individuais das Unidades Federativas do SEBRAE após a implementação do PSEG – Programa SEBRAE de Excelência em Gestão, tendo seu início de implementação no ano de 2012. As avaliações atuais realizadas pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e SEBRAE não consideram o perfil de aprendizagem do sistema como um todo simultaneamente, isto é, são realizadas análises individualizadas (visão de árvore), sem analisar o comportamento do grupo como um todo. Esse modelo de análise não permite identificar padrões de aprendizado ao olhar de fato esse sistema organizacional como uma rede (visão de floresta). A pesquisa objetivou analisar o sistema organizacional em rede considerando todos os dados simultaneamente, ano a ano. O propósito principal do estudo foi identificar a implementação do PSEG alavancou o aprendizado organizacional das Unidades Federativas do SEBRAE e se de fato o mesmo permitiu a evolução da maturidade da gestão ao longo dos anos. Para essa análise foi aplicada técnica de análise multivariada de dados denominada de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis). A partir dessa aplicação foi possível classificar as Unidades Federativas do SEBRAE de acordo com o seu perfil e desempenho, em termos de processos gerenciais e resultados organizacionais. Conclui-se a presente pesquisa que o PSEG alavancou a melhoria da gestão das Unidades Federativas do SEBRAE, o que consequentemente, elevou o nível de maturidade da gestão do Sistema SEBRAE como um todo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
CORMACK, Allan Martins. Avaliação do aprendizado inter-organizacional no sistema SEBRAE: uma análise sistemática do programa SEBRAE de Excelência em Gestão. 2016. 243 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2018Subject(s)
Modelo de excelência da gestãoAprendizado inter-organizacional
Programa SEBRAE de excelência da gestão
Análise multivariada de dados
Gestão de empresa
Modelo de gestão
Business Excellence Model; Inter-Organizational Learning; SEBRAE Program for Excellence in Management; Multivariate Data Analysis.