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Title: Avaliação do aprendizado inter-organizacional no sistema sebrae: uma análise sistemática do programa sebrae de excelência em gestão
Authors: Cormack, Allan Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Cardoso, Rodolfo
metadata.dc.contributor.advisorco: Narcizo, Ramon Batista
metadata.dc.contributor.members: Cardoso, Rodolfo
Narcizo, Ramon Batista
Ribeiro Neto, Antonio Batista
Nader, Glauco Lopes
Issue Date: 2016
Citation: CORMACK, Allan Martins. Avaliação do aprendizado inter-organizacional no sistema SEBRAE: uma análise sistemática do programa SEBRAE de Excelência em Gestão. 2016. 243 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2018
Abstract: As organizações, sejam elas públicas ou privadas, encontram-se em um ambiente cada vez mais competitivo, acirrado e em constante busca para evoluir em termos de sua gestão. Nesse contexto, diversos modelos de referência à gestão servem como aliados para apoiar estas organizações a estabelecer ciclos contínuos de avaliação e diagnóstico organizacional, com objetivo de mensurar, de maneira sistemática, e também com a possibilidade de comparação entre diversas organizações. Esta dissertação consiste em uma análise sistemática, quantitativa e qualitativa, dos resultados organizacionais alcançados no Sistema SEBRAE através das avaliações individuais das Unidades Federativas do SEBRAE após a implementação do PSEG – Programa SEBRAE de Excelência em Gestão, tendo seu início de implementação no ano de 2012. As avaliações atuais realizadas pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e SEBRAE não consideram o perfil de aprendizagem do sistema como um todo simultaneamente, isto é, são realizadas análises individualizadas (visão de árvore), sem analisar o comportamento do grupo como um todo. Esse modelo de análise não permite identificar padrões de aprendizado ao olhar de fato esse sistema organizacional como uma rede (visão de floresta). A pesquisa objetivou analisar o sistema organizacional em rede considerando todos os dados simultaneamente, ano a ano. O propósito principal do estudo foi identificar a implementação do PSEG alavancou o aprendizado organizacional das Unidades Federativas do SEBRAE e se de fato o mesmo permitiu a evolução da maturidade da gestão ao longo dos anos. Para essa análise foi aplicada técnica de análise multivariada de dados denominada de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis). A partir dessa aplicação foi possível classificar as Unidades Federativas do SEBRAE de acordo com o seu perfil e desempenho, em termos de processos gerenciais e resultados organizacionais. Conclui-se a presente pesquisa que o PSEG alavancou a melhoria da gestão das Unidades Federativas do SEBRAE, o que consequentemente, elevou o nível de maturidade da gestão do Sistema SEBRAE como um todo.
metadata.dc.description.abstractother: Organizations, wheter public or private, are in an increasingly competitive, fierce and constantly searching environment to evolve in terms of their management. In this context, many Business Excellence Models serve as allies to support these organizations to establish continuous cycles of assessment and organizational diagnosis, in order to measure in a systematic way, and also with the possibility of comparison between different organizations. This work consists of a systematic analysis, quantitative and qualitative, organizational results achieved in the SEBRAE’s System through individual assessments of SEBRAE Federal Units after the implementation of PSEG - SEBRAE Program for Excellence in Management, with its early implementation in 2012 . Current assessments by the FNQ - National Quality Foundation and SEBRAE do not consider the system of learning profile as a whole simultaneously, that is, individual analyzes are performed (“tree view”), without analyzing group behavior as a whole. This analysis model does not identify learning patterns to the fact look at this organizational system as a network (“forest view”). The research aimed to analyze the organizational system network considering all the data simultaneously, year by year. The main purpose of the study was to identify the implementation of PSEG leveraged organizational learning of the SEBRAE Federal Units and in fact it allowed the evolution of the maturity of management over the years. This analysis was applied multivariate data analysis technique Cluster Analysis. From this application it was possible to classify the Federal Units SEBRAE according to their profile and performance, in terms of management processes and organizational results. We conclude this research that PSEG leveraged to improve the management of SEBRAE Federal Units, which consequently raised the level of maturity of the SEBRAE system management as a whole.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11538
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