• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • TCE - Escola de Engenharia
  • GDI - Curso de Graduação em Desenho Industrial - Bacharelado - Niterói
  • GDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • TCE - Escola de Engenharia
  • GDI - Curso de Graduação em Desenho Industrial - Bacharelado - Niterói
  • GDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Relatório TCC - Renata Borges.... (10.55Mb)

Collections
  • GDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ESPAÇONARTE: OBJETO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE ARTES PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Melo, Renata Borges de | Posted on: 2019
Abstract
A Espaçonarte é um objeto potencializador da Arte-Educação em escolas públicas do Ensino Fundamental I. Suas principais funções são: transporte e armazenamento de materiais utilizados em sala de aula pelos professores; estímulo à criatividade dos estudantes; exposição dos seus trabalhos com a apreciação e valorização de suas próprias artes; gerar atividades coletivas fora da sala de aula. As ideias de integração entre o fazer, a apreciação e a contextualização artística são oriundas da Proposta Triangular para o Ensino da Arte, desenvolvida por Ana Mae Barbosa. A Espaçonarte estimula que a Proposta Triangular aconteça dentro do cronograma de aula, quebrando a rotina repetitiva e determinada das aulas programadas. A Proposta Triangular valoriza a Arte-Educação, estimulando os estudantes a viverem o tripé da educação artística: ler arte, fazer arte e contextualizar. O acompanhamento e a observação de turma foram feitos na E.M. Julia Cortines, localizada em Icaraí, Niterói. Com a etapa da problematização, avaliei e classifiquei os problemas que envolviam o sistema e com a Apreciação Ergonômica pude começar a idealizar sugestões preliminares de melhoria. Iniciando a etapa da geração de alternativas, garanti que a proposta escolhida fosse relevante e cumprisse os requisitos do projeto. Com o fim dos estudos necessários, com a alternativa escolhida, a pesquisa de materiais, o dimensionamento do projeto, pude iniciar a produção do protótipo da alternativa escolhida com o intuito de solucionar os problemas encontrados e definidos com a tabela GUT. Com o protótipo pronto, foram feitos os testes de validação com os usuários na escola, onde o produto pôde ser avaliado e ratificado, até chegar a sua forma final. Procurei trabalhar com um assunto de interesse particular, a educação infantil, pois acredito que o Designer de produto tem muito a colaborar com as salas de aula. A Espaçonarte é uma pequena colaboração para a Arte-Educação, que soluciona problemas específicos da E.M. Julia Cortines mas que é o início para a mudança geral que visa a valorização da educação artística no Brasil.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
MELO, Renata Borges de. Espaçonarte: objeto potencializador do ensino de artes para estudantes do ensino fundamental I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
Subject(s)
Design de produto
Design social
Educação
Artes
Desenho industrial
Transporte de materiais
Ensino de arte
Product design
Social design
Education
Art
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11540
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram