Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11546
Title: O samba como recurso para abordagem de conteúdos de astronomia no Ensino Médio
Authors: Lessa, Laís Leal
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, José Roberto da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Salomão, Simone Rocha
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: LESSA, Laís Leal. O samba como recurso para abordagem de conteúdos de astronomia no Ensino Médio. Niterói, 2012. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.
Abstract: Estudos na área da Educação em Ciências afirmam a necessidade de melhorias no ensino de Física no contexto do Ensino Médio. Em geral, as aulas são consideradas desinteressantes para a maioria dos estudantes. Uma das propostas que vem sendo difundida no Brasil nos últimos anos e que visa à melhoria desses problemas envolve a inclusão da Literatura nas aulas de Física. A partir de uma proposta que inclui letras de sambas, textos de História da Ciência e atividades experimentais, a sequência de ensino sobre Astronomia proposta neste trabalho leva em conta os conflitos identificados a partir de triangulações entre as concepções apresentadas pelos compositores (leigos em ciências), as concepções exibidas pelos estudantes, e as concepções contidas em textos de História da Ciência. Com isso, acreditamos ser viável promover diálogos motivados pelas possíveis controvérsias, ao mesmo tempo em que o estudante se aproxima de elementos da música popular carioca enquanto aprende. Parte da estratégia aqui apresentada foi implementada em uma turma do Ensino Médio, cuja aula foi gravada em áudio e vídeo. As análises dos dados obtidos mostraram um considerável aumento no nível de participação dos estudantes.
metadata.dc.description.abstractother: Researches in the Science Education field write about the need of improvement in Physics teaching in High School context. In general, the lessons are considered uninteresting by the majority of the students. One of the suggestions that have been disseminated around Brazil in the last past years and that seek the improvement of these problems, involves the inclusion of literature in Physics classes. With a proposal that includes samba lyrics, Science History texts and experimental activities, the teaching sequence proposed in this work takes into account the identified conflicts from the triangulations of the conceptions presented by the composers (laics in science), the conceptions exhibited by the students, and the conceptions contained in Science History texts. In this, we believe that it is possible to promote dialogues motivated by the possible controversies, at the same time that the student comes closer to carioca popular music elements, while learns. Part of the strategy presented here was put into practice in a High School`s class, whose lesson was recorded by a tape recorder and a camera. The analysis of the achieved data showed a remarkable increase in the students‟ participation level.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11546
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA 1-11.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons