Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11548
Title: Uso de simulações computacionais no ensino de física: sugestão didática para exploração do tema energia mecânica
Authors: Juca, Rafael Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Martins, Jorge Simões de Sá
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: JUCA, Rafael Soares. Uso de simulações computacionais no ensino de física: sugestão didática para exploração do tema energia mecânica. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.
Abstract: A utilização de recursos didáticos que se contraponham ao ensino tradicional, no qual impera a oralidade e escrita do professor, tem sido recomendada, tanto nas pesquisas em ensino de Física quanto nos documentos oficiais que traçam a atual estrutura do Ensino Médio. Dentre as sugestões de materiais didáticos que possibilitem a dinamização das aulas de Física com efetiva participação dos alunos, se encontram os recursos computacionais. Apesar de possível, nem sempre o professor está apto à produção desses objetos virtuais de ensino e de aprendizagem. Isto, contudo, não impede que o professor faça uso desses recursos em suas aulas. Nesse sentido, nesta monografia, as simulações computacionais são tomadas como foco de estudo, com o objetivo de apresentar uma sugestão didática que se apoia nesse tipo de recurso. Para tanto, a partir de recomendações decorrentes de levantamento bibliográfico, foi feita uma análise de simulações computacionais disponíveis na Internet. Essa etapa permitiu a confirmação da qualidade do material que o professor tem ao seu dispor. O tema energia tem grande relevância não só para o estudo da Física, mas também para diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a energia mecânica foi tomada como elemento central na elaboração da sugestão didática, cujo principal recurso didático é o simulador Parque Energético para Skatista (PhET – Universidade do Colorado).
metadata.dc.description.abstractother: The use of educational resources as opposed to traditional teaching, in which prevails the teacher orality and writing, has been recommended, both research in physics education and in official documents that indicale the current structure of the high school curriculum. Among the suggestions of teaching materials that allow the promotion of the students’ effective participation, the usane of computational we find resources. Although possible, the teacher is not always is able to produce these virtual objects of teaching and learning. This, however, doesn’t prevent the teacher from making use of these resources in their classes. Accordingly, in this monograph, computational simulations are taken as a focus of study, with the objective of presenting a didactic suggestion that supports in this type of resource. So, from on recommendations resulting from bibliographic survey, it was done made an analysis of computational simulations available on the Internet. This step allowed the confirmation of the quality of the material that the teacher has at its disposal. The energy theme has great importance not only for the study of physics, but also to various other areas of knowledge. Therefore, the mechanical energy was taken as a central element in the development of the didactic suggestion, whose main didactic resource is the Energy Park Simulator for the Skaters (PhET – University of Colorado).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11548
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Ultima Versão - Rafael.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons