Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11553
Title: Ensino de Física nas redes pública e privada: um estudo comparativo
Authors: Martins, Julian Stenzel
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Jorge Simões de Sá
metadata.dc.contributor.members: Costa Júnior, Antonio Tavares da
Fonte Boa, Marcelo Cordeiro
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MARTINS, Julian Stenzel. Ensino de Física nas redes pública e privada: um estudo comparativo. Niterói, 2014. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2014.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo procurar, a partir de questionários e entrevistas de alunos e professores, fatores que influenciassem o desempenho dos alunos de três escolas da cidade de Niterói, sendo duas da rede pública e uma da rede particular. O questionário dos alunos contou com quinze perguntas, que tratam da realidade econômica em que vivem e de suas atitudes, enquanto o dos professores formulava nove perguntas, focadas em suas formações, experiências e práticas. Participaram 4 professores e quase 230 alunos, e o tratamento de dados foi feito utilizando uma planilha Excel. A partir dos histogramas de frequência relativa das respostas dos alunos, confirmamos algumas tendências já conhecidas, especialmente referentes à diferença de estrato socioeconômico entre os alunos das redes pública e privada, mas também obtivemos resultados inesperados, principalmente no que se refere às atitudes dos alunos. Pelos dados da amostra, os alunos da rede pública possuem melhores hábitos de leitura e de estudo do que os alunos da rede particular, apesar das diferenças enormes de qualidade de ensino e de estrutura que existem entre as duas redes. Isto mostra que os elementos que influenciam no desempenho acadêmico vão além do professor e da escola escolhida, algo que, a meu ver, merece ser estudado mais aprofundadamente.
metadata.dc.description.abstractother: This study was undertaken with the objective of determining factors that influence student achievement in the city of Niterói, through the use of comprehensive questionnaires and interviews for students and teachers in three schools, two of which are public and one private. The student questionnaire has 15 questions, focusing on their socioeconomic status and academic behavior, while the teacher interviews have 9 questions, which focus on their certification, teaching experience and practice. Almost 230 students and 4 teachers participated in the study, and we used the Excel program to create bar graphs, which were then used to compare the results from the different schools. Through these graphs, we were able to confirm pre-established tendencies and socioeconomic factors, but we also found unexpected results, especially where the student's attitudes and behavior were concerned. We saw that students from the public school system had better reading and study habits than students from the private school, even though the private school has better teachers and funding. This shows that student achievement is influenced by elements that are much more complex than just good teachers and schools, a result that is worth pursuing in other studies.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11553
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensino de Física nas Redes Pública e Privada - Um Estudo Comparativo.pdf746.06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons