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Title: Astronomia: um tema mais que necessário no ensino médio
Authors: Marins, Fagner Alves Quints
metadata.dc.contributor.advisor: Bruno, Ruth
metadata.dc.contributor.members: Costa, Eden Vieira
Almeida, Lucia da Cruz de
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MARINS, Fagner Alves Quints. Astronomia: um tema mais que necessário no ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.
Abstract: Pesquisas sobre o ensino de Física apontam para a urgente necessidade de se inserir temas relacionados com a Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Nível Médio da educação básica brasileira, a fim de integrar o aluno na sociedade - cada vez mais evoluída tecnologicamente - de forma que este possa interagir ativa e criticamente, além de tornar as aulas de Física mais atuais e repletas de significado. Assim, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica baseada no princípio de que é fundamental mobilizar e envolver o estudante para que seu aprendizado seja significativo. Discute também a influência da globalização dentro da escola e expõe três ferramentas importantíssimas para o sucesso desse aprendizado, mostrando seus conceitos, origens e dependências. Em particular, defende a identificação e exploração das concepções alternativas e uma mudança de foco no ato de ministrar a aula, com o objetivo de fazer com que o aluno se torne o “ator principal” da mesma – sendo o professor apenas um orientador. Para isso, usa-se, neste trabalho monográfico, a Astronomia como elemento de contextualização para se abordar um dos tópicos da Física, a Mecânica, como sugere o Currículo Mínimo e, de forma mais flexível, as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Outro motivo pelo qual se escolheu usar a Astronomia foi a ausência do assunto nas salas de aula e a pífia abordagem da mesma nos livros didáticos.
metadata.dc.description.abstractother: Research on the teaching of physics points to the urgent need to put issues related to Modern and Contemporary Physics (FMC) in Middle Level of Brazilian basic education in order to integrate the student into society - increasingly technologically evolved - so that he can interact actively and critically, in addition to turn the physics classes more actual and full of meaning. Thus, this paper presents a pedagogical proposal based on the principle that it is essential to mobilize and engage the student so that his learning is meaningful. Also discusses the influence of globalization within the school and exposes three very important tools for the success of this learning, showing their concepts, origins and dependencies. In particular, advocates the identification and exploration of alternative conceptions and a shift in focus in the act of teaching, with the goal of making students become the "main actor" of the class - only the teacher being a mentor. For this, we use in this monograph, the Astronomy as an element of contextualization to approach one of the topics of physics, Mechanics, as suggested by the Minimum Curriculum and, more flexibly, the Supplemental Educational Guidelines National Curriculum Parameters (PCN +). Another reason why we chose to use Astronomy was the absence of this subject in classrooms and its poor approach in textbooks.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11554
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