LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA: PERSPECTIVAS ATUAIS E SUGESTÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO EM AULAS DO ENSINO MÉDIO
Prática docente
Física e arte
Letras de música
Recurso didático-metodológico
Ensino de física
Recurso didático
Música popular brasileira
Ensino médio
High school
Teaching practice
Physics and arts
Lyrics
Pedagogical resources
Nascimento, Geisa Maria Souza | Posted on:
2012
Abstract
A partir da análise de material bibliográfico acerca dos objetivos definidos com os novos direcionamentos na Educação Básica, dentre outros apontamentos, constata-se que a prática docente observada atualmente nas salas de aula é dissonante com a estrutura construtivista disseminada na legislação atual. É imprescindível que se concentre os esforços na formação inicial e continuada de professores para que a mudança se concretize. Não há uma receita que se enquadre e sirva para qualquer contexto escolar, essa manobra exigirá o real engajamento docente, requer conhecimento, planejamento, atuação e reflexão. Entretanto há orientações, diretrizes e parâmetros que apontam as tendências educacionais atuais e sugerem ferramentas de apoio didático para que a prática em sala de aula assuma essa nova roupagem. Um dos recursos é uma prática de ensino que tem contribuição de um ou de diversos vieses da Arte para alcançar a aprendizagem dos temas disciplinares, tanto por seu caráter motivacional quanto por permitir a aproximação dos alunos com as disciplinas da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, como a Física - principalmente pelo “formulismo abstrato” e desconectado dos aspectos cotidianos que por vezes ela se reduz - visualizando nessa aliança uma forma mais amena de entender como conceitos científicos impregnados em uma sociedade em determinado período histórico se revelam nas inúmeras formas de expressão artística (pinturas, literaturas etc.). Dentre essas diversas vertentes que a Arte assume, um recurso válido para auxiliar no ensino de Física é o uso de letras da Música Popular Brasileira (MPB), de maneira que neste trabalho monográfico constam três sugestões didático-metodológicas em situações nas quais as letras de músicas viabilizam, se devidamente trabalhadas pelo professor, a construção do conhecimento pelo aluno: como elemento principal de uma situação problema, como recurso de apoio a outros recursos didáticos e, por último, como instrumento de avaliação da aprendizagem. Por conseguinte, esse trabalho contribui para o aperfeiçoamento de licenciandos e licenciados, para que iniciem esse enriquecimento teórico e, obviamente, se mobilizem em prol de uma prática alinhada com as tendências educacionais atuais para a melhoria do ensino de Física e, assim, da formação de cidadãos intelectualmente autônomos e ativos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
NASCIMENTO, Geisa Maria Souza. Letras da música popular brasileira como recurso didático-metodológico alternativo para o ensino de física: perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do ensino médio. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.Subject(s)
Ensino médioPrática docente
Física e arte
Letras de música
Recurso didático-metodológico
Ensino de física
Recurso didático
Música popular brasileira
Ensino médio
High school
Teaching practice
Physics and arts
Lyrics
Pedagogical resources
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: