Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11571
Title: Letras da música popular brasileira como recurso didático-metodológico alternativo para o ensino de física: perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do ensino médio
Authors: Nascimento, Geisa Maria Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: NASCIMENTO, Geisa Maria Souza. Letras da música popular brasileira como recurso didático-metodológico alternativo para o ensino de física: perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do ensino médio. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.
Abstract: A partir da análise de material bibliográfico acerca dos objetivos definidos com os novos direcionamentos na Educação Básica, dentre outros apontamentos, constata-se que a prática docente observada atualmente nas salas de aula é dissonante com a estrutura construtivista disseminada na legislação atual. É imprescindível que se concentre os esforços na formação inicial e continuada de professores para que a mudança se concretize. Não há uma receita que se enquadre e sirva para qualquer contexto escolar, essa manobra exigirá o real engajamento docente, requer conhecimento, planejamento, atuação e reflexão. Entretanto há orientações, diretrizes e parâmetros que apontam as tendências educacionais atuais e sugerem ferramentas de apoio didático para que a prática em sala de aula assuma essa nova roupagem. Um dos recursos é uma prática de ensino que tem contribuição de um ou de diversos vieses da Arte para alcançar a aprendizagem dos temas disciplinares, tanto por seu caráter motivacional quanto por permitir a aproximação dos alunos com as disciplinas da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, como a Física - principalmente pelo “formulismo abstrato” e desconectado dos aspectos cotidianos que por vezes ela se reduz - visualizando nessa aliança uma forma mais amena de entender como conceitos científicos impregnados em uma sociedade em determinado período histórico se revelam nas inúmeras formas de expressão artística (pinturas, literaturas etc.). Dentre essas diversas vertentes que a Arte assume, um recurso válido para auxiliar no ensino de Física é o uso de letras da Música Popular Brasileira (MPB), de maneira que neste trabalho monográfico constam três sugestões didático-metodológicas em situações nas quais as letras de músicas viabilizam, se devidamente trabalhadas pelo professor, a construção do conhecimento pelo aluno: como elemento principal de uma situação problema, como recurso de apoio a outros recursos didáticos e, por último, como instrumento de avaliação da aprendizagem. Por conseguinte, esse trabalho contribui para o aperfeiçoamento de licenciandos e licenciados, para que iniciem esse enriquecimento teórico e, obviamente, se mobilizem em prol de uma prática alinhada com as tendências educacionais atuais para a melhoria do ensino de Física e, assim, da formação de cidadãos intelectualmente autônomos e ativos.
metadata.dc.description.abstractother: Based on the analysis of publications regarding the aims defined by the new directions in basic education, it has been observed that the current teaching practice is dissonant with the constructivist framework disseminated on recent laws. Efforts focused on initial and continuous training of teachers are vital in order that changes occur. Once there is no single solution that suits any school context, teachers’ real commitment is required, as well as specific knowledge, reflection, planning and performance. Nevertheless, there are parameters and guidelines that point to the current trends in Education and suggest teaching support tools so that teachers’ performance in class embodies this constructivist aspect. The use of arts as a resource for teaching practice can be significantly enriching not only because of their motivational feature, but also because they facilitate students’ proximity to the subjects within Natural Sciences and their Technologies such as Physics. This union between arts and sciences enables students to visualize an easier way of understanding how scientific concepts which are linked to a certain society in a fixed period of time can be revealed in the various artistic forms (literature, painting, theatre, music and so on). For instance, making use of Brazilian Popular Music (BPM) lyrics in class is a helpful tool for teaching Physics. Therefore, in this present work, three pedagogical-methods are suggested in situations which lyrics – that function as the main element of a problem-situation, as a support tool for other pedagogical resources and as an instrument to assess learning - make pupils’ knowledge acquisition feasible. All things taken into consideration, this work aims at contributing to graduate and undergraduate students’ theoretical improvement in order that they direct themselves to a teaching practice more aligned with current trends in Education for the benefit of Physics teaching as well as the formation of intellectually autonomous and active citizens.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11571
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons