ABORDAGEM EXPERIMENTAL SOBRE FENÔMENOS LUMINOSOS: PROPOSTA ALTERNATIVA PARA AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Abordagem experimental
Fenômenos luminosos
Ensino de Física
Physics teaching
Experimental approach
Luminous phenomena
Mota, Tatiana dos Anjos | Posted on:
2011
Abstract
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa para a melhoria do ensino de Física no Brasil, procurando mostrar que são pequenas atitudes que podem fazer diferenças significativas ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem no que diz respeito à Física. No início do trabalho, foi possível perceber quais são as reais competências, recomendadas pelos documentos oficiais, que o aluno deve desenvolver ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo feita também uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece na prática educacional. Para tanto, foi feita uma breve descrição sobre o ensino tradicional e suas falhas, caracterizado, geralmente, pela passividade do aluno em meio a fala e escrita do professor. Foram feitas reflexões sobre quais devem ser o caráter e a finalidade de um ensino eficaz, no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas possibilidades apontadas para a melhoria do ensino de Física, justificou-se a opção pela abordagem experimental como estratégia de ensino, ressaltando-se, entretanto, que o experimento pelo experimento não é suficiente para mudanças efetivas na prática educativa. A fim de atender a demanda da escola-parceira, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (CTUR), foram selecionadas e utilizadas atividades experimentais para o ensino de tópicos da óptica geométrica, em aulas do 2º ano do Ensino Médio (Regular e Técnico). Os resultados ratificam a importância das atividades experimentais nas aulas de Física, principalmente no que se refere à motivação dos alunos para o estudo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MOTA, Tatiana dos Anjos. Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011.Subject(s)
Ensino de FísicaAbordagem experimental
Fenômenos luminosos
Ensino de Física
Physics teaching
Experimental approach
Luminous phenomena
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: