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Title: A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
Authors: Melo, Bruno Max de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.
Abstract: As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos.
metadata.dc.description.abstractother: The oficial guidelines of Basic Education and the researches in Physics teaching have recommended, since a long time ago, a profound reformulation in the practices effected in schools. Such recommendations aim at transforming the dramatic picture of this subject teaching, which very little or nothing collaborates to the broad students formation, towards a reality in which Physics learning effectively constitute in instrument of world understanding by the subjects of education. In this way, this monograph presents the main arguments and justifications through which the use of History and Phylosophy of Science has been widely defended as a pedagogical strategy to the reformulation and improvement of Physics teaching. Besides, some suggestions will be appointed to incorporate this strategy in the teachinglearning process, as well as orientations destined to alert the teacher against traps which tend to transmit deformed visions about Science to the students. Finally, it will be proposed a didactic sequence founded on the articulation of the historical-philosophic perspective with an experimental activity with the objective of studying heat nature, obtaining its mechanical equivalent, promoting reflections that aid the construction of more adequate conceptions of heat, work, energy and its conservation, and, at the same time, contributing to the development of more appropriate and critical visions of the Nature of Science by the students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11573
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