A NATUREZA DO CALOR E O PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente mecânico do calor
Ensino de Física
Física térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Ensino de física
Thermal physics
History of Science
Philosophy of Science
Mechanical equivalent of heat
Physics teaching
Melo, Bruno Max de Souza | Posted on:
2013
Abstract
As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas.
Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na
qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais
argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino
de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos.
Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do
calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao
mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.Subject(s)
Física térmicaHistória da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente mecânico do calor
Ensino de Física
Física térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Ensino de física
Thermal physics
History of Science
Philosophy of Science
Mechanical equivalent of heat
Physics teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: