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Title: Estágio supervisionado em Serviço Social: questões para o debate
Authors: Oliveira, Alda Maria Salvador De Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Adriana
metadata.dc.contributor.members: Ramos, Adriana
Lima, Kátia Regina de Souza
Coelho, Marilene Aparecida
Issue Date: 2019
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar como na produção do Serviço Social o tema estágio supervisionado vem sendo apresentado. Para tal, elencamos tendências apresentadas nas publicações dos últimos cinco anos a partir da realização de análise das produções teóricas da Revista Temporalis, a saber, de 2013 até 2018 por compreender que neste período a discussão sobre estágio vem sendo amadurecida teoricamente. A escolha desta revista se deu pelo fato de que, ela está vinculada a uma instituição de ensino e pesquisa, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e como entidade representativa no campo hegemônico da profissão contribui para a socialização de conhecimentos. Optamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica. Desta forma, nosso trabalho apresenta a formação profissional em serviço social no Brasil enquanto um país capitalista dependente fazendo uma discussão panorâmica do processo de mercantilização da educação superior. Em um segundo momento percorremos o caminho da formação profissional discutindo o projeto ético- político. O trajeto escolhido foi revisitar o currículo mínimo de 1982 até a elaboração das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996. Ao entramos no campo de pesquisa buscamos trazer o debate contemporâneo acerca do estágio supervisionado. Desta forma, elencamos as tendências que foram localizadas nas publicações da Revista Temporalis que tratam sobre a supervisão de estágio.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation aims to investigate the theoretical production of Social Service about the theme supervised stage. One of our objectives was to list the trends presented in the publications of the last five years. To do so, we analyze the productions of Revista Temporalis in the last five years, between 2013 and 2018. For this purpose, we conducted an analysis of the theoretical productions of the Revista Temporalis in the last five years, from 2013 to 2018 To that end, we conducted an analysis of the theoretical productions of Revista Temporalis in the last five years, from 2013 until 2018, because we understand that during this period the discussion about the stage has matured. We chose the qualitative and bibliographic research methodological path. In this way our work presents the professional training in social service in Brazil as a dependent capitalist country we hold a panoramic discussion of the process of commercialization of higher education. In a second moment, we went through the training course discussing the ethical-political project, revisited the minimum curriculum of 1982 until we had the 1996 ABEPSS Curriculum Guidelines. As we entered the field of research, we sought to bring the contemporary debate about to the supervised stage. In this way, we list the trends that were found in the publications of Temporalis Magazine that deal with the supervision of internships, recovering the conception of internship that was located in the researched publications and revisited how the principles of the ABEPSS Curricular Guidelines are presented in the productions of the journal Temporalis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11588
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