Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChabalgoity, Diego-
dc.contributor.authorSilva, Danielle Monteiro da-
dc.date.accessioned2019-10-07T19:29:05Z-
dc.date.available2019-10-07T19:29:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11591-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação acadêmica dos licenciados em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense no campus Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior no Munícipio de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro. Este relato de experiência tem fundamentos a partir do período em que a autora, aluna de Pedagogia esteve presente como Bolsista no Programa por 4 anos e com apoio de uma entrevista realizada com bolsistas do curso de pedagogia. Com a finalidade de enfatizar como o PIBID se torna ferramenta importante para a formação acadêmica, bem como seu impacto na prática dos professores em sala de aula. Portanto, como resultado esperado o PIBID se mostra de suma importância no meio acadêmico, visto que ele contribui para uma qualidade de ensino inestimável assim como a valorização dos educadores na formação inicial no âmbito escolar da Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by KATIANY SANTOS (katianyfranco@id.uff.br) on 2019-08-01T16:47:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danielle Monteiro.pdf: 792559 bytes, checksum: dd479ecc3b1a02574e96af7e8a7de70a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (binf.sdc@id.uff.br), reason: Prezada, boa tarde ! O campo "editor" está preenchido e de forma equivocada. on 2019-08-01T17:06:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by KATIANY SANTOS (katianyfranco@id.uff.br) on 2019-08-01T17:09:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danielle Monteiro.pdf: 792559 bytes, checksum: dd479ecc3b1a02574e96af7e8a7de70a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (binf.sdc@id.uff.br), reason: Prezada, boa tarde ! O campo "editor" não é um item obrigatório e está preenchido de forma incorreta. on 2019-08-06T17:49:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by KATIANY SANTOS (katianyfranco@id.uff.br) on 2019-08-30T12:59:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danielle Monteiro.pdf: 792559 bytes, checksum: dd479ecc3b1a02574e96af7e8a7de70a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (binf.sdc@id.uff.br) on 2019-10-07T19:29:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danielle Monteiro.pdf: 792559 bytes, checksum: dd479ecc3b1a02574e96af7e8a7de70a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-07T19:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danielle Monteiro.pdf: 792559 bytes, checksum: dd479ecc3b1a02574e96af7e8a7de70a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleA Importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Formação dos Pedagogos em Santo Antônio de Pádua/RJ: Um Relato de Experiênciapt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordPIBIDpt_BR
dc.subject.keywordPrática Docentept_BR
dc.subject.keywordFormação de Professorespt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordotherPIBIDpt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching Practicept_BR
dc.subject.keywordotherTeacher Trainingpt_BR
dc.description.abstractotherThe present work aims to demonstrate the importance of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) in the academic formation of graduates in Pedagogy by the Fluminense Federal University in the campus of the Noroeste Fluminense Higher Education in the Municipality of Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro of January. This experience report is based on the period in which the author, a student of Pedagogy was present as a Scholarship holder in the Program for 4 years and with the support of an interview with fellows of the pedagogy course. In order to emphasize how the PIBID becomes an important tool for academic training, as well as its impact on the practice of teachers in the classroom. Therefore, as expected, the PIBID is of great importance in the academic environment, since it contributes to a quality of inestimable teaching as well as the valuation of educators in the initial training in the school context of Basic Education.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localSanto Antônio de Páduapt_BR
dc.degree.cursoLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.publisher.departmentSanto Antônio de Páduapt_BR
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielle Monteiro.pdf773.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons