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Title: Sala de Recursos no Contexto da Educação Infantil no Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro: Relato de Experiência
Authors: Almeida, Shirlei Aparecida Pinto Butter de
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Jacqueline de Souza
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho monográfico consta de uma reflexão sobre a importância das Salas de Recursos no contexto da Educação Infantil no Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Este estudo foi desenvolvido com o emprego da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência a partir de vivência no estágio supervisionado em sala de recursos da região. As pessoas com necessidades especiais, ao longo da história, foram excluídas da vida social. Além disto, o sistema educacional também sofreu grandes mudanças ao longo das décadas e hoje se faz necessário ressignificá-lo para incluir muitas pessoas que tendiam a dele ser excluídas. A educação inclusiva ganhou respaldo legal a partir da Constituição da República Federativa de 1988, onde se determinou que os “portadores” de necessidades especiais teriam o direito de frequentar a classe regular de ensino. Para complementar e apoiar a educação inclusiva foram criadas as Salas de Recursos Multifuncionais, em 2007, pelo Ministério da Educação e Cultura. A sala de recursos é um espaço destinado ao atendimento de educandos com necessidades especiais, altas habilidades/superdotação, deficiência intelectual, devendo o seu funcionamento ser no contra turno em que o aluno estuda. Esse espaço difere da sala de aula comum devido ao fato de serem utilizados materiais e recursos tecnológicos específicos. Assim como no ensino regular, existe o processo avaliativo na educação especial. Através das avaliações do desenvolvimento destes educandos, são traçadas novas estratégias pedagógicas capazes de propiciarem o desenvolvimento dos mesmos nas diversas áreas e contribuírem para a sua inserção e participação ativa na sociedade. Importante salientar que as salas de recursos multifuncionais não têm por objetivo substituir as classes comuns de ensino, pois estas são um espaço complementar, na qual os alunos que a freqüentam possuem dupla matrícula. Concluímos que a inclusão é um movimento amplo, levando em conta não apenas a pessoa com necessidades educativas especiais, mas considerando também as diferenças individuais, direitos e deveres dos cidadãos. Ainda é preciso que os professores se conscientizem de seu importante papel na Sala de Recursos Multifuncionais e que busquem se informar sobre este recurso pedagógico.
metadata.dc.description.abstractother: The present monographic work consists of a reflection on the importance of Resource Rooms in the context of Early Childhood Education in the Northwest Fluminense of the State of Rio de Janeiro. This study was developed with the use of bibliographical research and experience reports from the supervised internship in resource rooms in the region (we will not identify the school units). People with special needs, throughout history, have been excluded from social life. In addition, the educational system has undergone major changes over the decades and today it is necessary to re-signify it to include many people who tended to be excluded from it. Inclusive education gained legal support from the Constitution of the Federative Republic of 1988, where it was determined that special needs "bearers" would have the right to attend regular classes. To supplement and support inclusive education, the Multifunctional Resource Rooms were created in 2007 by the Ministry of Education and Culture. The resource room is a space for the care of students with special needs, high skills / giftedness, intellectual deficiency, and its operation must be on the counter in which the student studies. This space differs from the ordinary classroom due to the fact that specific materials and technological resources are used. As in regular education, there is the evaluative process in special education. Through the evaluations of the development of these students, new pedagogical strategies are developed, capable of fostering their development in the various areas and contributing to their insertion and active participation in society. It is important to point out that multifunctional resource rooms do not aim to replace common teaching classes, as these are a complementary space, in which the students who attend it have dual enrollment. We conclude that inclusion is a broad movement, taking into account not only the person with special educational needs, but also considering individual differences, rights and duties of citizens. It is still necessary for teachers to be aware of their important role in the Multifunctional Resource Room and to seek information about this pedagogical resource.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11593
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