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Title: Favela Tour na Rocinha: a perspectiva da comunidade acerca dos impactos do turismo
Authors: Silva, Erika Ludmila de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Renato Gonzalez de
metadata.dc.contributor.members: Fratucci, Aguinaldo Cesar
Guimarães, Valéria Lima
Issue Date: 15-Dec-2015
Abstract: É esperado que o desenvolvimento da atividade turística em uma determinada localidade gere uma série de impactos econômicos, sociais e culturais que afetam, de alguma forma, a população anfitriã. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar as percepções da comunidade em relação ao favela tour na Rocinha, segmento que surgiu no início da década de 1990 e que atrai, basicamente, turistas estrangeiros ávidos por consumir a alteridade. Para isso, foi realizada pesquisa in loco com a aplicação de questionários semi-estruturados com a população local da Rocinha, envolvida ou não com a atividade turística, além de tour com a agência Be a Local, em que foi realizada observação participante. Os resultados obtidos demonstram que o maior benefício percebido pela população local em relação ao turismo de favela é de viés social e não econômico, relacionado, principalmente ao aumento da visibilidade no cenário internacional e possibilidade de desmontagem de estigmas e ao aumento da auto-estima.
metadata.dc.description.abstractother: It is expected that the development of tourism in a given locality manages a number of economic, social and cultural impacts that affect, somehow, the host population. Thus, this study aims to examine the perceptions of the community in relation to the Rocinha favela tour, segment that began in the 1990s and which attracts, mostly, foreign tourists eager to consume the otherness. To achieve the goal, a research was conducted in loco with the application of semi-structured questionnaires with the local population, involved or not with tourism, besides a tour with the agency Be a Local, which was held in participant observation. The results show that the greatest benefit perceived by the local population is social not economic, related primarily to the increase of visibility in the international arena and the possibility of stigma disassembly and increased self - esteem.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1160
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