Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11607
Title: Retenção e formandos no curso de engenharia agrícola e ambiental ano base 2018
Authors: Andrade, Arthur Loureiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Marcos Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Rigueira, Roberta Jimenez de Almeida
Hamacher, Leonardo da Silva
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: ANDRADE, Arthur Loureiro de. Retenção e formandos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ano base 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi promover uma análise sobre retenção e formandos no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ano base 2018 da Universidade Federal Fluminense, em específica sua modificação na grade de pré-requisitos implementada em 2016, nos aspectos que dizem respeito à estrutura curricular, sua relação com a retenção e evasão de alunos e ao efetivo número de formandos do curso. Para tanto, foram analisadas séries históricas dos histogramas dos alunos, artigos publicados e pesquisa direta, via questionário, aos alunos do curso. Foram identificados os impactos na retenção de alunos e formandos causados pelas mudanças curriculares ao longo do tempo com ano base de 2018. O trabalho também avaliou a possibilidade dos alunos, mesmo com as mudanças curriculares, ficaram “em fase” (seguiram o fluxograma do curso proposto pela Coordenação) e se conseguiram se formar – tanto fora do prazo (ex. alunos de longa permanência) e/ou no prazo correto ou, se acabaram por evadir do curso. O universo de análise focou somente nos alunos com entrada regular pelo vestibular UFF e pelo SISU. O trabalho também abordou as razões da escolha pelo curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. De forma geral, percebeu-se que o número de evasão do curso diminuiu, o número de formandos do curso aumentou, e que as ações tomadas pela coordenação, bem como as mudanças curriculares, até o momento, continuam surtindo efeito para o sucesso na efetivação da formatura dos discentes.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this work was to promote an analysis of retention and graduates in the Agricultural and Environmental Engineering course of the Fluminense Federal Universit using the year base of 2018. Specifically, this modification in the grid of prerequisites implemented in 2016, in aspects concerning the curriculum structure, its relationship with retention and dropout of students and the effective number of graduates of the course. For this, historical series of the student’s histograms, published articles and direct research with the students, via questionnaire, were analyzed. The impacts on the retention of students and trainees caused by curricular changes over time with base year 2018 were identified. The work also assessed the possibility of students, even with the curricular changes, were "in phase" (followed the flowchart of the course proposed by the Coordination) and if they managed to graduate - either outside the deadline (e.g. students of long stay) and/or in the correct deadline or, if they ended up evading the course. The analysis universe focused only on students with regular entrance through the UFF vestibular and SISU. The work also addressed the reasons for choosing the course of Agricultural and Environmental Engineering. In general, it was noticed that the number of students dropping out of the course decreased, the number of graduates of the course increased, and that the actions taken by the coordination, as well as the curriculum changes, so far, continue to have an effect on the success in making the graduation of students effective.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11607
Appears in Collections:TGR - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ARTHUR_ALde_DOC_2019_07_31 - Marcos A. Teixeira.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons