Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11617
Title: Dimensionamento de um sistema de irrigação para uma agrofloresta no município de Cachoeira de Macacu
Authors: Viana, Nathália Dantas
metadata.dc.contributor.advisor: Hamacher, Leonardo da Silva
metadata.dc.contributor.members: Cecchin, Daiane
Pereira, Carlos Rodrigues
Issue Date: 2019
Citation: VIANA, Nathália Dantas. Dimensionamento de um sistema de irrigação para uma agrofloresta no município de Cachoeira de Macacu. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Objetivou-se com presente trabalho desenvolver um sistema de irrigação que melhor atendesse uma área de implantação de uma agrofloresta, em Cachoeiras de Macacu, RJ. O município de Cachoeiras de Macacu possui importância estratégica para o abastecimento de gêneros agrícolas para a cidade do Rio de Janeiro. Para o dimensionamento foi levado em conta à área em questão: o desenho do sistema agroflorestal, a curva de retenção de água do solo, a fonte de água a ser utilizada e a necessidade de um manejo simples e prático. Teve-se como resultado o dimensionamento de um sistema de microaspersão, dividido em sete setores e uma planilha com estimativa do tempo de funcionamento do sistema de irrigação, fazendo o uso de tensiômetros para determinar indiretamente o teor de umidade do solo. Portanto, baseada na teoria sobre irrigação, pode-se dimensionar o sistema que melhor atendesse a área em estudo.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this work was to develop an irrigation system that would best serve an area of agroforestry in Cachoeiras de Macacu, RJ. The municipality of Waterfalls has strategic importance for the supply of agricultural crops to the city of Rio de Janeiro. For designing was taken into account in the area in question: the scheme of the agroforestry system, the water retention curve of the soil, the water source to be used and the need for simple and practical management. The results were the design of a micro sprinkler system, divided into seven sectors and a spreadsheet with estimation of the operating time of the irrigation system, using tensiometers to indirectly determine the moisture content of the soil. Therefore, based on the theory about irrigation, the system designed is the best to attend to a study area.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11617
Appears in Collections:TGR - Trabalhos de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons