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Title: O uso de símbolos na Física e a inclusão de deficientes visuais no ensino regular: proposição de recursos didáticos para o ensino de eletricidade
Authors: Mello, Jaqueline Quince de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Planas, Susana Alicia
Mansur, Newton
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MELLO, Jaqueline Quince de. O uso de símbolos na Física e a inclusão de deficientes visuais no ensino regular: proposição de recursos didáticos para o ensino de eletricidade. Niterói, 2014. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2014.
Abstract: Após uma intensa análise bibliográfica de artigos e trabalhos sobre educação inclusiva e sobre a legislação que atende aos deficientes. Refletimos sobre a importância da prática docente e a perspectiva da inclusão no ensino de Física. Como deve ser esse fazer docente. Verificamos que a prática docente não condiz com a realidade dos alunos deficientes na maioria das vezes mas não podemos apenas culpabilizar o professor porque ele acaba sendo mais uma vítima do sistema. Um sistema deficiente, a sua formação é precária, quando se trata de educação especial. Há um despreparo das Universidades. Os licenciandos não são desafiados a desenvolver novas competências para lidar com um grupo de alunos que requer um cuidado diferenciado. Sendo assim necessário recorrer ao professor especialista que atua na sala de recurso multifuncional. Reconhecemos a importância dos recursos didáticos adaptáveis aos alunos cegos, o estudo da eletrodinâmica é um dos de maior dificuldade no ensino, os artigos lidos nos mostram esse fato. O reconhecimento e a interpretação de algumas grandezas físicas ainda é um desafio. Desafio maior é fazer com que a sala de aula não seja apenas um local de transmissão de conhecimento mas fazer com que o aluno deficiente seja cidadão atuante e crítico. Com base nas ações pedagógicas construtivistas. Construtivismo radical e construtivismo social. Verificamos que o conhecimento se dá através das interações sociais, a escola não é o único lugar onde há aprendizagem, que o propósito da escola deve ser de fazer com que o aluno tenha um espírito investigativo, etc. Movimentos pedagógicos com CTSA trouxe aos professores uma nova maneira de abordar o conteúdo curricular, inserindo discussões sobre temas cotidianos. Apontamos a necessidades da adaptação e elaboração de recursos didáticos, que desenvolvam a capacidade investigativa. Artigos apontam que Física é uma das disciplinas de maior dificuldade entre os alunos. Então a produção de material de didático facilita o processo de aprendizagem. A adaptação para alunos cegos traz melhorias, contribui ricamente no ensino de Física. Permitindo que o conhecimento científico seja difundido. Na intenção de fazer com que o aluno cego possa ter conhecimento sobre a funcionalidade de dispositivos elétricos, sua infraestrutura e seu símbolos. Foi proposto um material que contém os símbolos em relevo dos dispositivos, uma gravação discriminando a função dos dispositivos e uma caixa contendo os componentes. Este trabalho monográfico nos mostra como foi produzido este recurso didático com o auxilio de uma termoformadora.
metadata.dc.description.abstractother: After extensive literature review of articles and papers on inclusive education and the legislation that give assistance to the disabled. We reflected on the importance of teaching practice and the prospect of inclusion on teaching Physics. How should teachers do this. We found that teaching practice is not consistent with the reality of disabled students most of the time but we can not just blame the teacher because he ends up by being a victim of the system. A poor system, their training is poor when it comes to special education. There is a lack of preparation from universities. Undergraduates are not challenged to develop new skills for dealing with a group of students that requires special care. Therefore it is necessary to use specialist teacher engaged in multifunctional resource room. We recognize the importance of the adaptive learning resources for blind students, the study of electrodynamics is one of major difficulty in school, the read articles show us that fact. The recognition and interpretation of certain physical quantities is still a challenge. Biggest challenge is to realize that the classroom is not only a place of knowledge transmission but make poor student to be active and critical citizens. Based on constructivist pedagogical actions. Radical constructivism and social constructivism. We found that the knowledge takes place through social interactions, school is not the only place where there is learning, that the purpose of school should be to make the student to have an investigative, spirit, etc. Pedagogical moves with CTSA teachers brought a new approach to the curriculum content, entering discussions on everyday topics. We point out the need for adaptation and development of teaching resources, to develop investigative capacity. Articles show that physics is one of the most difficult disciplines among students. So the production of educational material facilitates the learning process. The adaptation for blind students brings improvements, contributes richly to the teaching of physics. Allowing scientific knowledge to spread out. The intention to make the blind student to have knowledge about the functionality of fixtures, their infrastructure and their symbols, a material containing the symbols in relief devices has been proposed, a recording detailing the function of a box containing devices and components. This monograph shows us how this teaching resource was produced with the aid of a thermoformer .
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11628
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