Metadata
Show full item record
NEUROCIÊNCIAS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS QUE BUSCAM A EFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM
Neurociências
Ensino-aprendizagem
Integração das ciências naturais e das ciências humanas
Ensino de química
Neurociência
Processo de ensino-aprendizagem
Ciências humanas
Ciências naturais
Formação de professor
Education
Neurosciences
Teaching-learning
Natural sciences and human sciences integration
Lima, Gabriel Carvalho de | Posted on:
2018
Abstract
Ao longo do curso de graduação de licenciatura em Química, os graduandos realizam importantes estudos acerca de conteúdos específicos à disciplina, e sobre muitos conteúdos pertencentes às áreas de matemática, biologia e física. Estes conhecimentos são os alicerces para o entendimento das ciências naturais. O aprofundamento intelectual nestas áreas permite que o graduando desenvolva compreensão clara, ampla e objetiva em relação aos fenômenos que ocorrem com a matéria e com a energia em suas diversas formas. Além das áreas de conhecimento citadas, o graduando deve realizar estudos acerca de conteúdos pertencentes às disciplinas no campo das ciências humanas, como psicologia da educação, didática e pesquisa e prática de ensino. Estas disciplinas são extremamente importantes para a formação dos professores, pois promovem reflexões acerca das relações interpessoais e das práticas didático-pedagógicas. Esta monografia busca investigar e estudar características inerentes aos processos de ensino-aprendizagem de modo que se estabeleçam conexões entre as ciências humanas e as ciências naturais. A dinâmica de ensino-aprendizagem no âmbito escolar se dá com a troca de informações entre professores e educandos por meio das relações interpessoais. Estas informações podem ser captadas, interpretadas, compreendidas e armazenadas para a construção de conhecimentos. Podemos pensar em tais relações integrando considerações tanto das ciências da natureza, quanto das ciências humanas. A área de neurociências mostra-se como um elo entre os aspectos físicos, químicos e biológicos que ocorrem durante uma abordagem pedagógica. Portanto, considerar os aspectos das neurociências é uma imprescindível ferramenta para que o professor contemporâneo possa inovar suas metodologias didáticas de modo a buscar maior eficiência ao ensinar química
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LIMA, Gabriel Carvalho de. Neurociências e teorias da educação: estratégias que buscam a eficiência na aprendizagem. Niterói, 2018. 239 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
EducaçãoNeurociências
Ensino-aprendizagem
Integração das ciências naturais e das ciências humanas
Ensino de química
Neurociência
Processo de ensino-aprendizagem
Ciências humanas
Ciências naturais
Formação de professor
Education
Neurosciences
Teaching-learning
Natural sciences and human sciences integration
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: