Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639
Title: O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
Authors: Mesquita, Antônio Moura de
metadata.dc.contributor.advisor: Chacon, Eluzir Pedrazzi
metadata.dc.contributor.members: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Chinelli, Maura Ventura
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MESQUITA, Antônio Moura de. O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica. Niterói, 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Esta monografia foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa-ação, na qual procurou-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem de eletroquímica promovendo uma contextualização com questões da sociedade e do meio ambiente, de modo a apresentar a Química aos alunos como uma Ciência com estreita relação com o cotidiano. Para tanto, utilizou-se uma Sequência Didática a qual contou com o uso de recurso audiovisual, da experimentação e do método de Estudo de Caso, explorando a temática da contaminação ambiental por metais pesados. O projeto foi aplicado a alunos de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China, ao longo de 7 encontros semanais de 100 minutos. A avaliação do trabalho foi feita a partir da análise das produções dos discentes, sobretudo do Estudo de Caso, e dos dados coletados por meio de um questionário avaliativo. Observou-se que a utilização daqueles recursos promoveu um maior dinamismo às aulas e consequente aumento de interesse pela disciplina por parte dos alunos. Verificou-se que o Estudo de Caso é uma método promissor para o Ensino de Química, capaz de desenvolver e/ou aprimorar múltiplas habilidades nos estudantes, como a argumentação e a tomada de decisão
metadata.dc.description.abstractother: This monograph was developed in the form of an action-research, in which it was tried to facilitate the learning process of electrochemistry, promoting education contextualized with questions society and the environment. Thus, Chemistry was presented to the students as a Science with close correlation between daily life. Therefore, we used a didactic sequence that included the audiovisual resource, the experimentation and the method of the Case Study, exploring the area of environmental contamination by heavy metals. This project was applied to 3rd grade students of the high school of the “Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China”, for 7 weekly meetings of 100 minutes. The evaluation of the work was based on the analysis of the students' productions, in particular the Case Study, and the data collected through an evaluation test. Observed that the use of these resources promoted a most dynamism to the classes and consequent increase of interest by the discipline on the part of the students. Verified that the Case Study is a promising methodology for Teaching Chemistry, capable to of developing and / or improving multiple abilities, such as argumentation and decision making
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFC 2019.1_Antônio Moura de Mesquita.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons