Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1164
Title: Luz, câmera...Segmentação! Uma proposta de turismo cinematográfico para a cidade de Niterói - RJ
Authors: Oliveira, Rômulo Duarte Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Mayer, Verônica Feder
Gonçalves, Telma Lasmar
Issue Date: 15-Dec-2015
Abstract: O turismo cinematográfico é uma segmentação do mercado turístico, no qual o turista, ou set-jetter viaja motivado a conhecer um local após tê-lo visto em alguma produção audiovisual, em especial, no cinema. Essas produções podem ser filmes cinematográficos, minisséries, seriados ou ainda, as novelas, para o caso brasileiro. Nesse sentido, como objetivo geral desta pesquisa, a cidade de Niterói – RJ foi escolhida com o intuito de desenvolver a proposta do turismo cinematográfico na cidade, a partir da oferta dos atrativos existentes no município. Como objetivos específicos tem-se: fazer um estudo sobre a relação entre o turismo e o audiovisual, conceituando os temas no Brasil e no mundo; apresentar a cidade de Niterói como um destino cinematográfico, a partir do desenvolvimento do segmento no município; e construir um catálogo de locações, que contemple os atrativos que expressam a identidade da cidade. A metodologia da pesquisa consistiu de um levantamento preliminar de todos os atrativos da cidade e, após a delimitação do critério de seleção, foi feito o levantamento de informações sobre alguns atrativos da cidade e em seguida a visita a esses locais foi feita para a realização do registro fotográfico e também a observação de possíveis apropriações desses locais para locações de produções audiovisuais. Como principal resultado dessa pesquisa, tem-se a catalogação dos atrativos da cidade organizados na forma de um catálogo de locações, cujo objetivo é apresentar o potencial para produção audiovisual que a cidade tem.
metadata.dc.description.abstractother: The film tourism is a touristic market segmentation in which the tourist or set- jetter travels motivated to know a site after seeing it in some audiovisual production, especially in a movie. These productions may be cinematographic films, miniseries, series or even soap operas, for the Brazilian case. Accordingly, as the objective of this research, the city of Niterói - RJ was chosen in order to develop a proposal of film tourism in the city, from the supply of the attractions in the county. The specific objectives are: to study the relationship between tourism and audiovisual, conceptualizing these themes in Brazil and around the world; presenting the city of Niterói as a film destination, from the development of the segment in the city; and build a locations catalog, that feature the touristic attractives that express the identity of the city. The research methodology consisted from a preliminary search of all the attractives of the city and, after the establishment of the selection criteria, the search was made for information on some of these touristic attractives and then visiting them in order to perform the photographic record and also to observe the possible allocations of these locations for audiovisual productions’s rentals. The main result of this research is the catalogation of the city’s touristic attractives organized as a locations’s catalog, which has as aim to present the potential for the city’s audiovisual production.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1164
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
280 - Romulo de Oliveira.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.