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Title: Funções inorgânicas: uma abordagem através de vídeos e jogos
Authors: Britto, Mateus de Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Chacon, Eluzir Pedrazzi
metadata.dc.contributor.members: Chinelli, Maura Ventura
Borges, Márcia Narcizo
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: BRITTO, Mateus Figueiredo. Funções inorgânicas: uma abordagem através de vídeos e jogos. Niterói, 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Um dos principais desafios presentes no uso de jogos e vídeos nas escolas é o pré-conceito de que o elemento lúdico está diretamente associado com a ausência de aula e apenas ligado a diversão. Diante disso, esta monografia, a partir do conteúdo de funções inorgânicas, propõe uma abordagem lúdica para o ensino de química através do uso de animes e mangás para a elaboração vídeos e jogos, como potenciais materiais para auxiliar num ensino mais dinâmico, que podem contribuir para uma maior aprendizagem significativa do aluno. Na primeira etapa desta abordagem alternativa, os vídeos relacionados com o conteúdo foram elaborados e exibidos em aula, seguidos de discussões para promover aulas mais dinâmicas através da correlação do conteúdo com os desenhos, animes e mangás sugeridos pelos alunos. Na segunda etapa aplicou-se o jogo nomeado como “Chemlock Rolmes”, aonde os alunos assumiram o papel de detetive para solucionar casos e problemas relacionados com as funções inorgânicas abordadas nos vídeos. A partir desta proposta, foi confirmado o potencial de se trabalhar com o lúdico em sala de aula como forma de aproximar conhecimentos fundamentais para o aluno ao passo que desenvolve seu senso crítico através do jogo.
metadata.dc.description.abstractother: The main challenges present in the use of games and videos in schools is the concept that the play element is associated with the absence of class, a camouflage. In view of this problem, this monograph, based on the inorganic functions theme, proposes a playful approach for the teaching of chemistry through the use of anime and manga for the preparation of videos and games as potential materials to assist in a more dynamic teaching that can contribute to a greater meaningful learning of student. In the first step of this alternative approach, the videos related to the subject were produced and shown in class, followed by discussions to promote a more dynamic class through the correlation of the content with the drawings, anime and manga suggested by students. In the second step was applied the game named as “Chemlock Rolmes”, where the students assumed the role of detective to solve cases and problems related to the inorganic functions present in the videos. From this proposal, it was confirmed the potential of working with the playful in the classroom as a way to approach basic knowledge for the student while developing his critical sense through the game.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11644
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