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Title: Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
Authors: Souza, Gilberto Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
metadata.dc.contributor.advisorco: Windle, Joel Austin
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Camilla dos Santos
Magalhães, Pedro Armando de Almeida
Issue Date: 25-Sep-2019
Abstract: Esta dissertação analisa o projeto político linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, implantado em 2014 nas escolas públicas do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Dentre os principais objetivos, destacamos a necessidade de refletir sobre os resultados do predito projeto após os primeiros três anos de sua implantação, ponderar sobre o conceito de políticas linguísticas e planejamento para o ensino de línguas, com ênfase no francês, para crianças em sete escolas do município de Niterói, além de identificar o aporte do estudo de línguas estrangeiras para essa faixa etária... Para tanto, os conceitos que embasam essa pesquisa são: Política e Planificação Linguística (COOPER,1997; CALVET,2002,2006,2007), Glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), assim como os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). A abordagem metodológica adotada para o levantamento de dados evidencia o estudo interpretativo, de natureza qualitativo-descritiva. Com o propósito de efetivar os objetivos propostos neste trabalho, recorremos aos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais, como PCNs e LDB, e entrevistas com atores que participaram da elaboração e da implantação do projeto. Os resultados obtidos nos indicam a relevância desse projeto para a valorização do plurilinguismo nas escolas públicas de Niterói e apontam, por outro lado, as dificuldades relacionadas à continuidade do referido projeto, sobretudo em relação ao ensino da língua francesa
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation analyzes the political linguistic project of teaching foreign languages to children in the initial years of elementary education, implemented in 2014 in the public schools of the municipality of Niterói, in the state of Rio de Janeiro. Among the main objectives, we highlight the need to reflect on the results of the predicted project after the first three years of its implementation, to consider the concept of language policies and planning for language teaching, with an emphasis on French, for children in seven schools of the city of Niterói, besides identifying the contribution of the study of foreign languages for this age group. For this, the concepts that support this research are: Linguistic Policy and Planning (COOPER, 1997; CALVET, 2002,2006,2007), Gloto-politics (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), as well as the new literacy studies (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). The methodological approach adopted for the data collection highlights the interpretative study, of a qualitative-descriptive nature. With the purpose of accomplishing the objectives proposed in this work, we used the following instruments: bibliographic research, analysis of official documents, such as PCNs and LDB, and interviews with key players who participated in the elaboration and implementation of the project. The results obtained indicate the relevance of this project for the valorization of plurilingualism in the public schools of Niterói, and point out, on the other hand, the difficulties related to the continuity of this project, especially in relation to the teaching of the French language
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11647
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