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Title: Por uma arqueologia da memória: as escritas de si em Rubem Fonseca e Sérgio Sant'anna
Authors: Filho, Dejair da Silva Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Eurídice
metadata.dc.contributor.members: Chiarelli, Stefania Rota
Faedrich, Anna
Dealtry, Giovanna
De Mello, Ana Maria Lisboa
Issue Date: 30-Sep-2019
Abstract: Essa pesquisa tem por objetivo fundamental analisar a potência das chamadas escritas de si nas obras de Rubem Fonseca e Sérgio Sant’Anna a partir das grandes temáticas que as marcam suas respectivas obras ao longo de décadas de intensa produção literária. Para isso, se estrutura a tese do seguinte modo: o debate acerca do autor, que inclui o papel do autor na contempora-neidade, a maneira como compõe seus relatos, a utilização da escrita dentro desses textos, a função e as modalidades de leitores; o lugar da cidade, pensada enquanto elemento de prota-gonismo em uma obra e a relação apaixonante que ela exerce nos escritores que a empregam como mote de uma narrativa; a relação entre a literatura com as outras artes, em específico estabelecendo paralelos entre a prática do olhar do artista que incide sobre uma obra das artes plásticas e do cinema, procurando pensar em como se situam tais diálogos. Além disso, são relevantes as considerações sobre os relatos de infância – sua constituição e suas perspectivas – e sobre a entrevista – relato que fala de si, mas pode remeter a um outro
metadata.dc.description.abstractother: This study analyzes the potential of the so called “self-writings” in the works of Rubem Fon-seca and Sérgio Sant’Anna from the great themes that mark their works throughout decades of intense literary production. To do so, this dissertation is structured in the following way: the debate about the author, which includes the author’s role in contemporaneity, the way he composes his narratives, the use of writing within these texts, the role and modalities of read-ers; the place of the city, considered as an element of protagonism in a work and the passion-ate relationship that it exerts in the writers who use it as the motto of a narrative; the relation-ship between literature and other arts, specifically establishing parallels between the practice of the artist’s gaze that focuses on a work of visual arts and cinema, discussing how these dia-logues are situated. In addition, considerations about childhood memoirs – their constitution and perspectives – and about the interview – a narrative that speaks of itself, but may refer to another, are relevant
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11658
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