Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166
Title: Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
Authors: Silva, Fabrício Branco
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Monteiro, João Evangelista Dias
Issue Date: 15-Dec-2015
Abstract: Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvo.
metadata.dc.description.abstractother: This study consist of qualitative and exploratory project, where the goal is to use travel blogs as a tool for understanding the perceived quality of a tourist destination. First, we conducted a literature review on the influences of tourism marketing on the Internet, electronic word-of-mouth, blogs and travel blogs. In a second, we conducted a survey on the Internet to quantify and qualify the travel blogs used in the study. Following the verification and validation of travel blogs, were evaluated by two methods combined: analysis of the semantic and content analysis. Finally, will be shown the results of the perception of the tourist image of Búzios, the positive and negative mental associations related to the spa, the strengths and weaknesses the city, and the author's suggestions for the planning of local tourism marketing. Thus, this study is a pioneer in the field of tourism, moreover to make diagnostic of customers experiences, and new ways for the development of a tourist destination within the excellence standards.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
97 - Fabricio Silva.pdf325.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.