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“NÃO SÓ ENSINAR UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PRO TRABALHO, MAS PRA VIDA”: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DE ESPANHOL E DE INGLÊS NO IFRJ – DOS PRESCRITOS ÀS FALAS SOBRE A SUA ATIVIDADE
Gil, Giselle da Motta | Posted on: 2018
Abstract
Esta pesquisa dialoga com as investigações que buscam aproximar linguagem e trabalho. Analisamos sentidos que se constroem para o trabalho do professor de Língua Estrangeira (LE) nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em prescritos do seu trabalho e nas falas desse docente sobre a sua atividade. Para desenvolver este estudo consideramos as reflexões de Bakhtin e seu Círculo (BAKHTIN, 2010, 2011; VOLOSHINOV, 2009) e os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2008, 2015). Ampliamos nosso olhar sobre o trabalho como objeto de pesquisa a partir das contribuições da Ergonomia situada (GUÉRIN et al, 2001) e da Ergologia (SCHWARTZ; DURRIVE, 2010). Ao definir nosso foco de estudo no trabalho do professor, apoiamo-nos em Amigues (2004), Freitas (2010) e Machado (2004). A pesquisa foi organizada em duas etapas: a documental, em que buscamos os conceitos sobre a atividade do professor no IFRJ, a maneira como ela é antecipada nos documentos que organizam a atividade do professor de LE no IFRJ; e a realização do grupo de discussão (GD), espaço de interação entre a pesquisadora e docentes de LE da instituição. Na primeira parte deste estudo, buscamos nos documentos analisados processos de referência ao professor e a maneira como se constrói discursivamente a concepção de ensino no Instituto, não só o de LE. Também analisamos o que é definido como atividade desse docente e suas competências. Na segunda etapa, a partir das falas produzidas no GD, foi possível identificar modos de constituição de sentidos para o trabalho do professor de LE no IFRJ. Os resultados apontam para um embate entre o ensino humanista, a formação para a cidadania, para a reflexão e o ensino para o mercado, para a formação de um técnico que saiba realizar as tarefas exigidas por uma empresa. Relacionamos as falas das participantes no GD à comunidade discursiva que defende a formação cidadã inserida no contexto das aulas de LE. No entanto, não há coincidência no modo como cada uma verbaliza a sua atividade a partir dessa perspectiva de formação, o que as situa em lugares enunciativos diferentes. As docentes não conheciam alguns prescritos do seu trabalho apresentados no GD, e, quando verbalizaram a sua atividade, ficou explícito que esse desconhecimento trazia angústia e insegurança para elas no momento de desenvolver suas ações. Os enunciados demonstram que o desconhecimento de prescritos também é perceptível na comunidade acadêmica do IFRJ e em outros professores da instituição, o que traz como consequência a desvalorização do papel do professor de LE na formação técnica integrada e até mesmo o apagamento do seu trabalho em diferentes contextos do IFRJ. Diante do exposto pelas participantes do GD, foi possível observar que elas não se sentem parte do coletivo que atua nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da instituição. Todos esses sentidos aos quais tivemos acesso mostram a produtividade de um evento enunciativo da natureza do GD para a compreensão do trabalho do professor, porque só foi possível ter acesso a esses saberes da experiência das professoras a partir desse espaço de diálogo que a pesquisa proporcionou
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Note
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Subject(s)
Trabalho do professor
Trabalho prescrito
Linguagem sobre o trabalho
Heterogeneidade enunciativa
Língua estrangeira no ensino médio técnico
Linguagem (ensino)
Ensino de língua estrangeira
Educação profissional
Análise do discurso
Trabajo del profesor
Trabajo prescrito
Lenguaje sobre el trabajo
Heterogeneidad enunciativa
Lengua extranjera en la educación media técnica profesional
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11670
License Term
CC-BY-SA
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