Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688
Title: Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
Authors: Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Roberto Meigikos dos
metadata.dc.contributor.members: Anjos, Roberto Meigikos dos
Cid, Alberto Silva
Rabello, Mariana Vezzone Tosta
Cardoso, Renan Pereira
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach. Apresentando a Lei do Inverso do Quadrado da Distância para turmas de Ensino Médio utilizando detectores de radiação de baixo custo. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como os sensores dos smartphones ou o uso de equipamentos portáteis acoplados a eles, como exemplo detectores de radiação, ajudam a ilustrar fenômenos como a lei do inverso do quadrado da distância, observada em alguns fenômenos físicos discutidos no ensino médio. Também visa discutir a radiação natural no meio que nos cerca, desmistificando ideias errôneas sobre esse tema e tornando a disciplina de física mais agradável, interessante e próxima do jovem contemporâneo dos grandes centros urbanos. Essa monografia apresenta algumas opções economicamente viáveis dessas ferramentas, discute a fenomenologia associada ao tema de radiação artificial e natural, aborda as possíveis barreiras encontradas no planejamento das aulas com uso dessas ferramentas, apresenta sugestões de uso e de discussões nas classes associadas à interpretação gráfica dos fenômenos apresentados e faz uma pequena crítica relacionada à formação dos profissionais de educação na área de ciências da natureza.
metadata.dc.description.abstractother: The use of technological resources in the classroom, such as smartphone sensors or the use of portable equipment attached to them, such as radiation detectors, help to illustrate phenomena such as the inverse square law observed in some physical phenomena discussed in high school. It also aims to discuss natural radiation in our surroundings, demystifying erroneous ideas on this subject and making the discipline of physics more enjoyable, interesting and close to the young contemporary of large urban centers. This monograph presents some economically viable options for these tools, discusses the phenomenology associated with the subject of artificial and natural radiation, discusses the possible barriers found in the planning of classes using these tools, presents suggestions for use and discussions in the classes associated with the graphic interpretation of the tools presented phenomena and makes a small criticism related to the formation of the education professionals in the area of natural sciences.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Sardinha Lutterbach Veiga.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons