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dc.contributor.advisorGodoy, Karla Estelita-
dc.contributor.authorLeite, Iasmim da Silva-
dc.date.accessioned2019-10-16T18:33:50Z-
dc.date.available2019-10-16T18:33:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLEITE, Iasmim da Silva. Hospitalidade em Museus: a representação imagética da hospitalidade no Museu de Arte do Rio (MAR). 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11700-
dc.description.abstractA cidade do Rio de Janeiro (RJ) passou por um processo de reestruturação urbana com vistas a alcançar a modernização almejada pelos países periféricos centrais e na tentativa de tornar-se global e atrativa ao capital financeiro. O turismo emerge nessa discussão como um dos principais resultados oriundos da remodelação espacial e estética ocasionada em virtude dos megaeventos esportivos Copa do Mundo (2014) e, especialmente, os Jogos Olímpicos (2016), sediados pelo país. Nesse contexto, diversas mudanças urbanísticas e estéticas foram realizadas na cidade carioca, em especial, na Região Portuária por meio do projeto Porto Maravilha, de modo a turistificar este espaço transformando-o em um polo cultural atraente aos olhos dos turistas. Além da construção de meios de transporte para aumentar a mobilidade na região, foram construídos também restaurantes e dois museus: o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, sendo este o objeto desta pesquisa. Tais modificações, realizadas pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em parceria com o governo do Estado e Federal, ocasionaram graves problemas sociais, como, por exemplo, o processo de gentrificação dos moradores de comunidades próximas ao Porto do Rio. No bojo desta discussão, esta dissertação pretende apresentar uma reflexão teórica e crítica a respeito da relação entre o Museu de Arte do Rio – que nasce em meio a uma proposta controversa e hostil – e o turismo, bem como identificar e analisar, por meio de pesquisa realizada na instituição e em seus arredores, narrativas visuais que permitam compreender como se estabelecem as relações no espaço museal. Para tanto, a metodologia desta pesquisa divide-se em duas partes: a primeira, uma revisão de literatura a respeito dos temas que norteiam este estudo, tais como: hospitalidade, hostilidade, patrimônio e museologia; a segunda, de caráter qualitativo, dedicou-se a compreender, apoiada na Antropologia Visual, se o MAR pode ser considerado lugar de hospitalidade. Os resultados apontam que o Museu de Arte do Rio, embora não possa ser considerado um lugar de hospitalidade, apresenta indícios de hospitalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by coimbra (gcoimbra12@gmail.com) on 2019-10-08T18:34:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Iasmim_Leite.pdf: 4283182 bytes, checksum: 6609af1970917fb98b85bb08e8c4bba8 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T18:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Iasmim_Leite.pdf: 4283182 bytes, checksum: 6609af1970917fb98b85bb08e8c4bba8 (MD5) Previous issue date: 2019-09-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleHospitalidade em museus: a representação imagética da hospitalidade no Museu de Arte do Rio (MAR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordHospitalidadept_BR
dc.subject.keywordHostilidadept_BR
dc.subject.keywordAnálise da imagempt_BR
dc.subject.keywordMuseu de Arte do Riopt_BR
dc.contributor.membersBrusadin, Leandro Benedini-
dc.contributor.membersFonseca Filho, Ari da Silva-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorRio de Janeiro, RJpt_BR
dc.subject.descriptorTurismo; aspecto socialpt_BR
dc.subject.descriptorHospitalidadept_BR
dc.subject.descriptorMuseu de artept_BR
dc.subject.descriptorAntropologia visualpt_BR
dc.subject.descriptorUrbanizaçãopt_BR
dc.subject.descriptorHostilidade (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordotherTourismpt_BR
dc.subject.keywordotherHospitalitypt_BR
dc.subject.keywordotherHostilitypt_BR
dc.subject.keywordotherImage analysispt_BR
dc.subject.keywordotherMuseu de Arte do Riopt_BR
dc.description.abstractotherThe city of Rio de Janeiro (RJ) have been through an urban restructuring process aiming to conquer the modernization that the central periferics countries wants in an attempt to become a global and atractive finance capital. Tourism emerges in this discussion as one of the main results from the spatial and aesthetic remodelling caused by the mega events World of Cup (2014) and the Olympic Games (2016) hosted by the country. In this context, several urban and aesthetic changes were made in the city of Rio, in special, at the Port Region through the Porto Maravilha Project, in order to make this space touristy, turning it into a cultural attractive for the tourists eyes. Besides the construction of public transport to increase the mobility in the region, were also built restaurants and two museums: the Museu do Amanhã and the Museu de Arte do Rio, object of this research. Such modifications, performed by Rio de Janeiro City Hall in partnership with the State and Federal Governments, caused serious social problems, such as the process of gentrification of residents of communities near the Port of Rio. In the basis of this discussion, this dissertation aims to present a theorical and critical reflection in the relationship between the Museu de Arte do Rio – which were born amid a controversial and hostile proposal – and the tourism, as well as to identify and analyze through research conducted at and around the institution, visual narratives that allow us to understand how relationships are established in the museum space. Therefore, the methodology of this research is divided in two parts: the first, a literature review about the themes that guide this study, such as: hospitality, hostility, heritage and museology; the second, the qualitative feature, dedicated to understanding, supported by Visual Anthropology if MAR can be considered a place of hospitality. The results indicate that the Museu de Arte do Rio, although can‟t be considered a place of hospitality, it shows signs of hospitality.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Turismo e Hotelariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2019.m.15372058706pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2319980391045325pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7899304734293116pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/6145842454776872pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/8429319957087376pt_BR
dc.description.physical184f.pt_BR
Appears in Collections:MAT - Teses e Dissertações

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