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Title: Transposições metafóricas na escrita metaficcional de Pepetela: um estudo de A Sul: o sombreiro, A Gloriosa Família e Predadores
Authors: Dias, Mariana Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Renata Flavia da
metadata.dc.contributor.members: Jorge, Sílvio Renato
Coutinho, Alexandre Montaury Baptista
Secco, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro
Assis, Roberta Guimarães Franco Faria de
Issue Date: 16-Oct-2019
Abstract: Na presente tese de doutorado, intitulada “Transposições metafóricas na escrita metaficcional de Pepetela: um estudo de A Sul. O Sombreiro, A Gloriosa Família e Predadores”, interessa-nos analisar de que maneiras as transposições metafóricas do romancista confirmam-se como formulações estéticas, ideológicas e expressivas que ampliam possibilidades de reflexão sobre a trajetória de Angola. Por meio de referências como Achile Mbembe (2001, 2003, 2011, 2014a, 2014b), Boaventura de Sousa Santos (2001, 2004, 2006), Inocência Mata (2009, 2010), Linda Hutcheon (1991, 2000, 2011), Solange Vereza (2007) e Stuart Hall (2000, 2003, 2005, 2016), pesquisaremos como as dinâmicas de deslocamento, a (re)criação das vozes subalternas e a inadequação aos modelos de sujeito tornam fluidas as fronteiras que delimitam instâncias como passado, presente e futuro, utopia e distopia, fala e silenciamento ou ficção e realidade para questionar a pretensa fixidez de categorias e disposições sociais. Tencionamos confirmar, ao término do trabalho, o papel da escrita de Pepetela como projeto de conscientização que anuncia o redirecionamento ético e a solidariedade como princípios básicos para o desenvolvimento de olhares críticos e interventivos diante das relações predatórias humanas
metadata.dc.description.abstractother: In the presente doctoral thesis, entitled “Transposições metafóricas na escrita metaficcional de Pepetela: um estudo de A Sul. O Sombreiro, A Gloriosa Família e Predadores”, we are interested in analyzing in what ways the metaphorical transpositions of the novelist are confirmed as esthetic, ideological and expressive formulations that expand possibilities of reflection on the trajectory of Angola. Through references such as Achile Mbembe (2001, 2003, 2011, 2014a, 2014b), Boaventura de Sousa Santos (2001, 2004, 2006), Inocência Mata (2009, 2010), Linda Hutcheon (1991, 2000, 2011), Solange Vereza (2007) and Stuart Hall (2000, 2003, 2005, 2016), we will investigate how the dynamics of displacement, the (re) creation of subaltern voices and the inadequacy of the subject models make fluid boundaries that delimit instances as past, present and future, utopia and dystopia, speech and silence or fiction and reality to question the alleged fixity of categories and social dispositions. We intend to confirm at the end of the paper the role of Pepetela's writing as an awareness project that announces ethical redirection and solidarity as basic principles for the development of critical and interventional stares in the face of predatory human relations
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11701
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