FÍSICA E ESPORTE: CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Ensino investigativo
Contextualização
Ensino de física
Ensino da Ciência
Ensino médio
Ensino interdisciplinar
Teaching of physics
Investigative education
Contextualization
Santana, Nathália Dias da Cunha | Publicado en:
2011
Resumen
No atual contexto da educação brasileira, o professor consciente de suas responsabilidades não se sente confortável como mero expectador dos acontecimentos. O baixo desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio, especialmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, claramente diagnosticado nas avaliações oficiais, reflete na prática do professor, que busca alternativas metodológicas na tentativa de encontrar uma solução para o problema. A partir do processo contínuo de construção de conhecimentos sobre a prática pedagógica, surge então o professor reflexivo, comprometido com sua profissão e capaz de questionar seu próprio trabalho, enfrentando as mais diversas situações que surgem em seu dia a dia. A atitude reflexiva beneficia o desenvolvimento do educando e mostra resultados expressivos no processo de ensino-aprendizagem. Esta postura contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, favorecendo não apenas o aluno, mas também o professor, na medida em que ele aprende mais para ensinar mais. Colocando-me no papel deste professor e visando promover o interesse e significado ao ensino de Física, são apresentados neste trabalho os resultados decorrentes da aplicação de aulas investigativas, construídas através do diálogo, utilizando as mais importantes contribuições da teoria construtivista para a educação: a valorização das concepções prévias dos alunos, o poder da mediação, o incentivo aos debates e trabalhos coletivos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Na execução da proposta, os recursos de contextualização e interdisciplinaridade são inseridos através de projetos temáticos envolvendo Física e Esporte, com ênfase na habilidade de locomoção do corpo humano. Como principais resultados apresentam-se as reflexões a respeito da prática docente, geradas a partir da aplicação das aulas em escolas do município de Niterói, durante o estágio curricular obrigatório e monitoria em aulas de judô. A partir da análise do papel do professor mediador, da apreciação das questões levantadas pelos alunos e a avaliação qualitativa, baseada nos conhecimentos prévios explorados do início ao fim da aula, verifica-se que os objetivos principais desta proposta são alcançados, traduzidos pela aplicação de aulas dinâmicas, nas quais se desenvolvem as competências e valores éticos, atendendo as atuais finalidades do Ensino Médio
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
SANTANA, Nathália Dias da Cunha. Física e esporte: contextualização através de atividades investigativas. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011.Sujeta/Sujeto(s)
Ensino de físicaEnsino investigativo
Contextualização
Ensino de física
Ensino da Ciência
Ensino médio
Ensino interdisciplinar
Teaching of physics
Investigative education
Contextualization
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: