Metadata
Mostrar registro completo
FÍSICA E ESPORTE: CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Ensino investigativo
Contextualização
Ensino de física
Ensino da Ciência
Ensino médio
Ensino interdisciplinar
Teaching of physics
Investigative education
Contextualization
Santana, Nathália Dias da Cunha | Postado em:
2011
Resumo
No atual contexto da educação brasileira, o professor consciente de suas responsabilidades não se sente confortável como mero expectador dos acontecimentos. O baixo desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio, especialmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, claramente diagnosticado nas avaliações oficiais, reflete na prática do professor, que busca alternativas metodológicas na tentativa de encontrar uma solução para o problema. A partir do processo contínuo de construção de conhecimentos sobre a prática pedagógica, surge então o professor reflexivo, comprometido com sua profissão e capaz de questionar seu próprio trabalho, enfrentando as mais diversas situações que surgem em seu dia a dia. A atitude reflexiva beneficia o desenvolvimento do educando e mostra resultados expressivos no processo de ensino-aprendizagem. Esta postura contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, favorecendo não apenas o aluno, mas também o professor, na medida em que ele aprende mais para ensinar mais. Colocando-me no papel deste professor e visando promover o interesse e significado ao ensino de Física, são apresentados neste trabalho os resultados decorrentes da aplicação de aulas investigativas, construídas através do diálogo, utilizando as mais importantes contribuições da teoria construtivista para a educação: a valorização das concepções prévias dos alunos, o poder da mediação, o incentivo aos debates e trabalhos coletivos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Na execução da proposta, os recursos de contextualização e interdisciplinaridade são inseridos através de projetos temáticos envolvendo Física e Esporte, com ênfase na habilidade de locomoção do corpo humano. Como principais resultados apresentam-se as reflexões a respeito da prática docente, geradas a partir da aplicação das aulas em escolas do município de Niterói, durante o estágio curricular obrigatório e monitoria em aulas de judô. A partir da análise do papel do professor mediador, da apreciação das questões levantadas pelos alunos e a avaliação qualitativa, baseada nos conhecimentos prévios explorados do início ao fim da aula, verifica-se que os objetivos principais desta proposta são alcançados, traduzidos pela aplicação de aulas dinâmicas, nas quais se desenvolvem as competências e valores éticos, atendendo as atuais finalidades do Ensino Médio
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
SANTANA, Nathália Dias da Cunha. Física e esporte: contextualização através de atividades investigativas. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011.Assunto(s)
Ensino de físicaEnsino investigativo
Contextualização
Ensino de física
Ensino da Ciência
Ensino médio
Ensino interdisciplinar
Teaching of physics
Investigative education
Contextualization
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: