VÍDEOS DE HUMOR: SUGESTÃO PARA O USO DE VIDEOCASSETADAS NO ENSINO DE FÍSICA
Ensino de física
Contextualização
Problematização
Ludicidade
Ensino de física
Vídeo em educação
Lúdico
Bloopers
Teaching of physics
Contextualization
Problematization
Creativity exploitation
Lemos, Alvaro Siguiné Jadel | Posted on:
2013
Abstract
Nesta monografia, com o intuito de propor o uso de material midiático pouco explorado no ensino de Física do Nível Médio, será apresentada uma proposta de recurso didático que utiliza videocassetadas (material de ampla divulgação nos veículos de comunicação). A análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e as recomendações feitas pelo Ministério da Educação através das suas recentes publicações, tais como, os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e ainda o resultado de pesquisas publicadas com relação ao Ensino de Física, nos possibilitou destacar três aspectos que guiaram a produção do recurso didático: a contextualização do conteúdo, a problematização e a exploração do lúdico em sala de aula. Por tratar-se de um recurso inovador, consideramos relevante relatar os passos que viabilizaram sua produção. Configura-se como resultado a produção de quatro vídeos de humor relativos aos temas: Movimento Circular, Torque, Força de Atrito e Quantidade de Movimento. Além disso, são apresentados os principais aspectos decorrentes de sua aplicação em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino. Os vídeos de humor promovem: a contextualização – aproximação do aluno com o objeto de estudo –, a problematização – promoção do diálogo em sala de aula – e a exploração do lúdico – estímulo à criatividade e à espontaneidade e descentralização da figura do professor, que assume uma postura de mediador da construção do conhecimento pelos alunos. Deste modo, esperamos que esta monografia venha contribuir para efetivar as mudanças que estão sendo solicitadas para o Ensino de Física, tendo em vista a superação de práticas pedagógicas tradicionais duramente criticadas no material bibliográfico analisado, por serem distantes das experiências vivenciais dos alunos e por não contribuírem para o surgimento do diálogo entre os sujeitos que participam das situações de aprendizagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LEMOS, Alvaro Siguiné Jadel. Vídeos de humor: sugestão para o uso de videocassetadas no ensino de física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.Subject(s)
Vídeos de humorEnsino de física
Contextualização
Problematização
Ludicidade
Ensino de física
Vídeo em educação
Lúdico
Bloopers
Teaching of physics
Contextualization
Problematization
Creativity exploitation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: