SIGNIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DE EXEMPLOS COTIDIANOS
Atividades investigativas
Modelagens matemática e científica
Modelo matemático
Ensino de física
Ensino por atividade
Teaching of physics
Investigative activities
Mathematical and scientific modeling
Barros Junior, Alfredo Antunes de | Posted on:
2012
Abstract
O trabalho aqui apresentado tem o intuito de dar significado à utilização da matemática como ferramenta, no auxílio da representação de modelos físicos aos alunos de ensino médio ou últimos anos do ensino fundamental. Tomando por base o referencial teórico relativo às atividades investigativas e as atuais diretrizes e parâmetros para o ensino de física, apresentamos, a título de exemplos, duas propostas de atividades investigativas que podem ser desenvolvidas em diferentes momentos da vida escolar do aluno. O primeiro exemplo se mostra ideal para uma fase introdutória do estudo da física, pois mostra de maneira simples como pode se modelar matematicamente um fenômeno físico e o segundo exemplo seria utilizado no período que o professor fosse abordar o assunto de energia potencial gravitacional. Acreditamos que a abordagem metodológica baseada em atividades investigativas ao se contrapor ao ensino tradicional favorece de forma significativa a participação do aluno no processo de aprendizagem. A fim de demonstrar a viabilidade dessa metodologia no contexto escolar, optamos, na proposição das atividades, por utilizar recursos didáticos simples: história fictícia e vídeo. Cientes de que as contribuições dessa forma de abordagem dos conteúdos científicos só serão perceptíveis ao longo de um processo e não em situações exporádicas, o principal resultado deste trabalho se constitui na demonstração, por meio das atividades-exemplos, da viabilidade das atividades investigativas nas aulas de Física do ensino médio. Por fim, ressaltamos que a participação efetiva dos alunos é de extrema importância para seu aprendizado e de grande contribuição para sua motivação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BARROS JUNIOR, Alfredo Antunes de. Significação da matemática no ensino de física: uma proposta de modelagem através da investigação de exemplos cotidianos. Niterói, 2012. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.Subject(s)
Ensino de físicaAtividades investigativas
Modelagens matemática e científica
Modelo matemático
Ensino de física
Ensino por atividade
Teaching of physics
Investigative activities
Mathematical and scientific modeling
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: