Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1174
Title: A influência dos programas de intercâmbio na formação da imagem de um destino turístico: percepção dos intercambistas da AIESEC
Authors: Tsuboi, Nara Padilha
metadata.dc.contributor.advisor: Fratucci, Aguinaldo Cesar
metadata.dc.contributor.members: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Trentin, Fábia
Issue Date: 16-Dec-2015
Abstract: A facilidade de locomoção das pessoas trouxe mudanças na forma como os viajantes percebem o mundo e as outras culturas. Isso trouxe uma mudança em como as pessoas entendem as culturas ao redor do mundo. Os intercâmbios tornaram possível que viajantes passassem mais tempo com a comunidade local, promovendo um profundo e intenso conhecimento sobre um destino. O objetivo principal desta pesquisa é explorar que tipo de imagem essas pessoas levam do Brasil após o término do intercâmbio e como eles contribuem para propagá-la. O estudo foi composto por uma pesquisa bibliográfica e descritiva, seguida da aplicação de questionários online, enviados por email, para os intercambistas da da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC). A amostra pesquisada consistiu de intercambistas que estiveram no ano de 2008, no Brasil, e que já regressaram ao seu país de origem. Como resultado, foram obtidas percepções deste público a respeito do Brasil e detectado o poder de influência, bem como as ferramentas utilizadas na propagação da imagem para pais e amigos.
metadata.dc.description.abstractother: Nowadays, the easy way that people travels allowed a diversified conception of realities. This brought a change in how people understand cultures around the world. Exchanges make possible travelers to spend a long and intense experience with a local culture, providing a deeply understanding of a destination. The main purpose of this assignment is to explore how exchanges can influence on destination’s image conception. It is an analysis of what kind of image do trainees have in the end of the exchange program and how they can be powerful as information spreaders. First, a research based on expert’s publications was made and then primary data collection through online questionnaires applied by email in trainees from Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC), the largest student organization in the world. Data collection was focused on trainees who made their exchange in Brazil in the year 2008 and now, went back to their hometown. As a result, this assignment shows how trainees see Brazil in the end of their exchange, the power of their influence and tools used to spread the destination.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1174
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
69 - Nara Tsuboi.pdf830.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.