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Title: Tecnologia virtual de aprendizagem: curso a distância de situação-problema como estratégia de ensino para prevenção de lesão por pressão
Authors: Martins, Claudia Labriola de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Queluci, Gisella de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Silva, Camila Pureza Guimarães da
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Issue Date: 2019
Citation: Martins, Claudia Labriola de Medeiros. Tecnologia virtual de aprendizagem: curso a distância de situação-problema como estratégia de ensino para prevenção de lesão por pressão. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
Abstract: Estudo desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino e Saúde cujo objeto é uma tecnologia educativa a distância sobre prevenção de lesão por pressão para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem através de uma abordagem situacional de ensino. Embora as organizações de saúde tentem diminuir as taxas de lesões por pressão nos diferentes cenários assistenciais, estas se constituem em um dos grandes problemas de saúde pública devido ao impacto social, econômico e de qualidade de vida decorrentes dos diferentes tratamentos necessários. No Brasil, as taxas de incidência e prevalência em idosos e pacientes em terapia intensiva variam de 17,7% a 35,2%, fazendo com que a assistência de enfermagem à pessoa com ferida requeira práticas consistentes, condutas qualificadas e competências trabalhadas ao longo da graduação e da vida profissional. Desta forma, o objetivo deste trabalho visa atualizar enfermeiros e acadêmicos de enfermagem através de um ambiente virtual de aprendizagem, com estratégia de ensino de situação-problema, sobre prevenção de lesões por pressão como tecnologia educacional inovadora. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa e tipo discursivo, com estratégica pedagógica de resolução de situações-problema, segundo Vilma de Carvalho. São participantes do estudo, especialistas em enfermagem dermatológica e acadêmicos do projeto de extensão da comissão de prevenção e tratamento de feridas da instituição. Os dados foram obtidos de 30 de julho a 07 de agosto de 2019, através das atividades contidas na plataforma virtual de aprendizagem construída, cuja análise ocorreu por meio de estatística descritiva simples e análise temática de conteúdo. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição, sob o parecer n.º 3.375.082 e CAEE n.º 12129719.1.0000.5243. Como resultados, a maior parte da amostra estudada demonstra compreensão da temática de lesão por pressão, da necessidade de prevenção, dos cuidados envoltos à prática profissional e do planejamento do risco. Porém, sugere fragilidade de compreensão dos aspectos relacionados às temáticas de avaliação de risco, dos dispositivos de prevenção e de indicadores de risco. Assim, conclui-se que a integração da metodologia de educação a distância com a de resolução de situação-problema trabalha o raciocínio crítico-reflexivo de maneira inovadora, trazendo avanços para a enfermagem nos diversos campos de atuação e ensino, com extrema relevância para a qualificação e atualização profissional e possibilidade de aplicabilidade como complementação teórica na graduação e pós-graduação em saúde
metadata.dc.description.abstractother: Study developed at the Professional Master of Teaching and Health whose object is a distance educational technology on pressure injury prevention for nurses and nursing academics through a situational teaching approach. Although health organizations try to decrease the rates of pressure injuries in different care settings, they are one of the major public health problems due to the social, economic and quality of life impact of the different treatments required. In Brazil, the incidence and prevalence rates in the elderly and in intensive care patients range from 17.7% to 35.2%, making nursing care for the injured person require consistent practices, qualified conduct and skills worked throughout. of graduation and professional life. Thus, the objective of this paper is to update nurses and nursing academics through a virtual learning environment, with a problem - situation teaching strategy, on pressure injury prevention as an innovative educational technology. Methodological study with a qualitative approach and discursive approach, with a pedagogical strategy for problem solving - problem according to Vilma de Carvalho. Study participants are dermatological nursing specialists and academics of the extension project of the institution's wound prevention and treatment committee. Data were obtained from July 30 to August 7, 2019, through the activities contained in the built virtual learning platform, which analysis was performed using simple descriptive statistics and thematic content analysis. The study was submitted and approved by the Ethics and Research Committee of the institution, under opinion n.º 3,375,082 and CAEE n.º 12129719.1.0000.5243. As a result, most of the studied sample demonstrates understanding of the theme of pressure injury, the need for prevention, care involved in professional practice and risk planning, however, suggests poor understanding of aspects related to risk assessment themes, prevention devices and risk indicators. Thus, it is concluded that the integration of the distance education methodology with the problem solving methodology works the critical - reflexive thinking in an innovative way, bringing advances for nursing in the different fields of action and teaching, with extreme relevance for the qualification and professional updating and possibility of applicability as theoretical complementation in undergraduate and graduate health.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11760
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