Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11768
Title: Atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e aplicação em corrente alternada para o ensino médio
Authors: Silva, Leandro Batista da
metadata.dc.contributor.advisor: Mansur, Newton Luis Pires
metadata.dc.contributor.members: Muniz, Roberto Bechara
Carneiro, Lindolff Thadeu
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: SILVA, Leandro Batista da. Atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e aplicação em corrente alternada para o ensino médio. Niterói, 2012. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.
Abstract: Não existem dúvidas da relevância que a corrente alternada tem no dia a dia de todos. O conhecimento sobre sua produção e o fenômeno físico envolvido, a lei de Faraday, se torna importante para o ensino de nível médio. A grande barreira para a difusão deste conhecimento é a matemática envolvida, pois está fora do alcance dos alunos neste nível. O propósito deste trabalho foi construir uma sequência de atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e o ensino da corrente elétrica alternada no ensino médio, em nível introdutório, deixando de fora toda a complexidade do formalismo matemático. Tal atividade foi apresentada em sala de aula com a intenção de desencadear nos alunos discussões sobre os fenômenos físicos observados nos experimentos e suas aplicações no dia a dia.
metadata.dc.description.abstractother: There is no doubt that the importance of alternating current has on day to day activities. Knowledge about its production and physical phenomena involved, Faraday's law, becomes important for middle-level education. A major barrier to the diffusion of this knowledge is the math involved, because it is beyond the reach of students at this level. The purpose of this study was to construct a sequence of activities for experimental demonstration of Faraday's Law and the teaching of alternating electrical current in middle school, introductory level, leaving out all the complexity of the mathematical formalism. Such activity was presented in the classroom with students intuition to trigger discussions about the physical phenomena observed in the experiments and their applications in everyday life.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11768
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Microsoft_Word__MONOGRAFIA.pdf387.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons