Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11788
Title: Formação de professores e a educação inclusiva no curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense
Authors: Martins, Amanda Rodrigues Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor: Fortuna, Denizart da Silva
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Martins, Amanda Rodrigues Corrêa. Formação de professores e a educação inclusiva no curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Não é mais possível negar a importância do tema Educação Inclusiva na atualidade. O número de alunos matriculados nas escolas regulares vem crescendo ano a ano e os relatos dos docentes que atuam em escolas da educação básica sobre os seus desafios no que tange à aprendizagem saltam a olhos vistos. Incertezas, impasses, dúvidas e questionamentos sondam o tema. Diante disto, a preocupação deste trabalho é analisar de que maneira os futuros professores de geografia estão sendo preparados para atuar em uma sala de aula cada vez mais complexa e plural. O recorte institucional é o Curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ). Além de uma revisão bibliográfica sobre o entendimento do tema e a legislação correlata, fez-se também um levantamento sobre os entendimentos do ponto de vista dos docentes que atuam para o referido curso bem como os seus graduado(a)s que estejam atuando em escolas no Estado do Rio de Janeiro.
metadata.dc.description.abstractother: It is no longer possible to deny the importance of the theme of Inclusive Education today. The number of students enrolled in regular schools is increasing year by year and the reports of teachers who work in school only increase. Uncertainties, impasses, doubts and questions are related the subject. In view of this, the concern of this work is to analyze how future teachers of geography are being prepared to act a increasingly complex and multicultural classroom. The institutional clipping is the Geography Teaching Course offered by Instituto de Geociências of Universidade Federal Fluminense, Niterói. In addition to a bibliographical review, in order to understand since when the theme has been studied, what public policies guarantee, an investigation was also made based on the comprehension of teachers of the referred course and also those that are have already graduated and work at schools in Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11788
Appears in Collections:GGG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Amanda Rodrigues Correa Martins.pdfFORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE525.19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons