Metadata
Show full item record
FORMALIDADES NA ARTE DE CUIDAR/ATUAR NA ENFERMAGEM: INDEPENDÊNCIA VERSUS INTERDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL
Arte de Cuidar/Atuar
In(ter)dependência profissional.
Enfermagem
Prática Profissional
Cuidados de Enfermagem
Fundamental Nursing
Art of care/acting
Professional in(ter)dependency
Queluci, Gisella de Carvalho | Posted on:
2005
Abstract
Temática/Problemática: Trata-se neste estudo das formas de cuidar/atuar na enfermagem, tomando por base a seguinte questão: Como o que-fazer das enfermeiras se manifesta em formas de cuidar/atuar na prática da enfermagem? Objetivos: - Identificar as atividades consideradas como arte de cuidar/atuar observando diretamente o cotidiano onde ela se desenvolve; - Correlacionar os atos/operações de enfermagem com os princípios teóricopráticos referenciados por Nightingale e Henderson. Metodologia: Estudo qualitativo com levantamento de dados mediante o registro das atividades das enfermeiras em diário de campo e questionário. Resultados: A partir das categorias – Formas de Atuar na arte de cuidar e Arte de Cuidar nas formas de atuar – foram listados os significantes da arte de cuidar/atuar (cuidados
interdependentes e independentes). Apesar de haver uma interdependência (nas formas de atuar) nos cuidados de enfermagem, os significantes da arte de cuidar e atuar refletem a autonomia das enfermeiras. Portanto, o cuidado de enfermagem é independente em qualquer situação dada na prática assistencial.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
QUELUCI, Gisella de Carvalho. Formalidades na Arte de Cuidar/Atuar na Enfermagem: independência versus interdependência profissional. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.Subject(s)
Enfermagem FundamentalArte de Cuidar/Atuar
In(ter)dependência profissional.
Enfermagem
Prática Profissional
Cuidados de Enfermagem
Fundamental Nursing
Art of care/acting
Professional in(ter)dependency