A PERCEPÇÃO DO SER ADOLESCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PERSPECTIVA MERLEAUPONTIANA
Saúde escolar
Percepção
Educação em saúde
Adolescente
Percepção
Educação em saúde
Adolescent
School health
Awareness
Health care formation
Faial, Ligia Cordeiro Matos | Posted on:
2019
Abstract
A adolescência é caracterizada por transformações biopsicossociais singulares ao indivíduo. O adolescente inserido no contexto saúde e educação reflete sobre sua existência e a compreende
de maneira particular. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender a percepção do aluno sobre a educação em saúde como suporte ao cuidado e à formação do ser adolescente. E entre seus objetivos específicos buscou descrever como o discente adolescente percebe a arte do cuidar pela educação em saúde na sua formação e propor subsídios para a construção da política de cuidado à saúde institucional ao discente adolescente, a partir da experiência de escuta do aluno. Para tal desenvolveu-se um estudo descritivo fenomenológico de abordagem qualitativa, cuja técnica de produção dos dados foi a entrevista fenomenológica. A coleta de dados ocorreu após a aprovação do projeto de Tese pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense sob o número 2.672.268. A pesquisadora realizou encontros mensais de educação em saúde com alunos adolescentes para aproximação
com os sujeitos do estudo. As entrevistas ocorreram no período de agosto a novembro de 2018 e finalizaram no 66º encontro com o ser adolescente na faixa etária de 15 a 23 anos, por saturação dos significados apreendidos. O campo do estudo foi o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Na entrevista, aplicaram-se os questionamentos: Como você
percebe a educação em saúde como cuidado? Como você percebe a educação em saúde na sua formação? A partir da redução, compreensão e interpretação dos discursos apreendidos, desvelaram-se três unidades de significados: O “mundo-da-educação-em-saúde” ressignificando a arte do cuidado de si, do outro e da formação do ser adolescente; O ser
adolescente que se percebe e presentifica seu futuro a partir do ambíguo “mundo-da-educação em saúde”; o “Mundo-da-educação-em- saúde” quebrando tabus: uma proposta para subsidiar a política de cuidado à saúde institucional ao discente adolescente. Desvelou-se a educação em
saúde como estratégia de cuidado de si e do outro, já que o ser adolescente é atravessado pelo conhecimento emanado a cada encontro e identifica o outro como um prolongamento do cuidado de si. O saber apreendido simplifica o processo de formação do adolescente, posto que
descortina incertezas, inseguranças dessa fase e fortalece habilidades e hábitos saudáveis. A arte de cuidar apoiada na educação em saúde fortalece a formação juvenil, pois multiplica o saber inerente à independência do ser adolescente. A educação em saúde como proposta de política de cuidado em saúde institucional é almejada pelos discentes porque trata de assuntos
de seu interesse, porém negligenciados por família e escola. Surge a necessidade do diálogo entre os atores envolvidos no cuidado para que a educação em saúde não seja apenas uma proposta habitual, mas uma estratégia humanizada, inédita e motivacional para produção do
cuidado e do comportamento saudável. O cuidado e a formação do adolescente a partir da educação em saúde acontece quando o profissional da saúde valoriza a historicidade, a espacialidade e a subjetividade do aluno, que transcende a medicalização das funções fisiológicas isoladas e desprovidas de vida.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
FAIAL, Ligia Cordeiro Matos. A percepção do ser adolescente sobre educação em saúde: uma perspectiva merleaupontiana. 2019. 153 f. Tese (Doutorado Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019Subject(s)
AdolescenteSaúde escolar
Percepção
Educação em saúde
Adolescente
Percepção
Educação em saúde
Adolescent
School health
Awareness
Health care formation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: