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Title: Assistência estudantil em tempos de incertezas: interdisciplinaridade como estratégia?
Authors: Freire, Thamyres Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Maria Clélia Pinto
metadata.dc.contributor.members: Coelho, Maria Clélia Pinto
Siqueira, Antenora Maria da Mata
Pessanha, Josemara Henrique da Silva
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: FREIRE, Thamyres Siqueira. Assistência estudantil em tempos de incertezas: interdisciplinaridade como estratégia?. 2018. 59 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: O presente trabalho aponta reflexões sobre a atuação do Assistente Social no Instituto Federal Fluminense, com enfoque na Coordenação de Assistência Estudantil,apresentando a “interdisciplinaridade como estratégia no setor, com vistas a garantia de direitos e a universalidade da assistência”.Objetiva assim, exaltar a articulação profissional voltada para o viés da ação multiprofissional,que compõe as mesmas, principalmente,mediante os rebatimentos provocados com os cortes orçamentários na Educação Federal, em questão nos IF’s, que implicam diretamente na disponibilização do quantitativo de bolsas estudantis. Visamos problematizar o trabalho interdisciplinar como estratégia de ação, nas Coordenações de Assistência Estudantil, do Instituto Federal Fluminense e debater sobre a necessidade de acompanhamento dos discentes do IFF, de forma contínua, sobre a questão em tela, como estratégia de resistência e prevenção da evasão
metadata.dc.description.abstractother: This paper presents reflections on the role of the Social Worker at the Federal Fluminense Institute, focusing on the Coordination of Student Assistance, presenting "interdisciplinarity as a strategy in the sector, with a view to guaranteeing rights and the universality of assistance", aiming at thus, exalting the professional articulation focused on the bias of the multiprofessional action, which composes the same, mainly, through the rebates provoked with the budgetary cuts in the Federal Education, in question, in the IF's, that imply directly in the availability of the quantitative of student scholarships. We aim to problematize the interdisciplinary work as a strategy for action in the Student Assistance Coordination of the Federal Fluminense Institute and to discuss the need for follow-up of the IFF students, on a continuous basis, on the question on the screen, as a strategy of resistance and prevention of circumvention
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11818
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