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Title: A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor
Other Titles: The reflectivity of the professor practice in the graduation teaching: on the nurse-professor permanent education
Authors: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Ligia de Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Viana, Ligia de Oliveira
Assad, Luciana Guimarães
Sabóia, Vera Maria
Issue Date: 2009
Citation: VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti. A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor. 2009. 182f. Tese (Doutorado em enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Abstract: O presente estudo, encontra-se inserido no Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESEnf – da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ – , com o intuito de discutir questões concernentes à formação permanente do enfermeiro professor no ensino de Graduação em Enfermagem. Tem como objetivos: Descrever os aspectos da prática pedagógica do enfermeiro professor no ensino de Graduação que contribuem para a sua formação permanente, analisar a prática docente do enfermeiro-professor, frente à açãoreflexão- ação no ensino de Graduação e discutir as implicações da reflexividade sobre a prática docente do enfermeiro-professor no processo de formação permanente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como sujeitos 18 docentes do curso de Graduação em Enfermagem, tendo como cenário a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense – UFF, a Res. 196/96. A construção deste emerge basicamente da preocupação com as mudanças e atualizações no ensino trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN no. 9394/96, que aponta caminhos para uma grande transformação na educação brasileira, tornando-se um desafio para todos os envolvidos em formar profissionais com competências e habilidades, para atuar em um novo paradigma no mundo do trabalho. Como referencial teórico, utilizamos as idéias de Donald Schön quando afirma que é a reflexividade constante sobre a própria prática, quem dará subsídios para que o professor encontre respostas aos dilemas que aparecem no dia-a-dia do exercício profissional, e Phillipe Perrenoud quando evidencia que as competências profissionais constroem-se no processo de formação. Os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo, emergindo as unidades, que foram agrupadas em três passos: 1- A racionalidade técnica como paradigma: aspectos da ação docente do enfermeiro-professor no ensino de Graduação que contribuem para a sua formação permanente; 2- A racionalidade prática como paradigma: Saberes e competências docentes do enfermeiro-professor no ensino de Graduação; 3- A reflexividade crítica sobre a prática docente do enfermeiro-professor para um processo de formação permanente. Confirmamos a Tese de que: A formação permanente do enfermeiro-professor na EEAAC/UFF tem sido construída a partir de movimentos reflexivos, à medida que parte da ação, constrói novos conhecimentos, desenvolve competências, e busca efetivar modificações na sua prática. Concluímos que esta formação é mantida individual e coletivamente, e está historicamente contextualizada e inter-relacionada com as tendências educacionais de que cada um fez parte, bem como das características pessoais, e apresenta aspectos relevantes de transformação paradigmática, em consonância com a legislação educacional.
metadata.dc.description.abstractother: The present study is inserted in the Health Education Research Nucleus in Nursing – NUPESEnf – of the Anna Nery School of Nursing –UFRJ-, aiming the discussion of questions concerning nurse-professor continued development in the Nursing Graduation teaching. It has as objectives: describe the aspects related to nurse-professor pedagogical practice in Graduation teaching, contributing to his ongoing development; analyze the teaching practice of the nurse-professor in face with the action-reflection-action in the graduation teaching, and discuss the reflectivity implications on the nurse-professor teaching practice in the permanent formation process. It is a study with a qualitative approach, type of study of case, having as subjects18 professors belonging to the graduation course in Nursing, and as scenery the Aurora de Afonso Costa School of Nursing from the Fluminense Federal University –UFF, according to Res. 196/96. The construction of this study emerged, basically, from the concern with changes and updating in teaching which resulted from the Law of Guidelines and Bases of National Education – LDBEN nr. 9394/96 that gives ways to a large transformation in Brazilian education, becoming a challenge for all those involved in the education and formation of professionals with competences and skills to actuate in a new paradigm in the work world. As theoretical referential, the ideas of Donald Schön view that there is a constant reflexivity about their own practice, who will provide information for the teacher to find answers to the dilemmas that appear in the day-to-day professional practice, and Phillipe Perrenoud shows that when the skills are built in the process of training. From the meaning of thematic analysis resulted three units: the technical rationality as paradigm: aspects of the nurse-professor teaching practice in the Graduation teaching, contributing to his continued development; the practical rationality as paradigm: knowledge and competences of the nurse-professor in the Graduation teaching; the critical reflectivity on the nurse-professor teaching practice in relation to a continued formation process. Confirm the thesis that: Continuing Education of the nurse-teacher in EEAAC / UFF has been built from reflexive movements, as part of the action, build new knowledge, develop skills, and seeks to effect changes in their practice. We conclude that this training is held individually and collectively, and is historically contextualized and interrelated with educational trends that every one took part, as well as personal characteristics, and presents relevant aspects of paradigmatic change, in line with the education legislation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11825
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