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Title: A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor
Authors: Aguiar, Alexandre Campos de
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Claudia Mara de Melo
metadata.dc.contributor.members: Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Aguiar, Alexandre Campos de. A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo avaliar o envolvimento do acadêmico de Enfermagem na realidade da Estratégia de Saúde da Família, e de que maneira o enfermeiro preceptor recebe este aluno e como a prática desenvolvida nesta área pode se tornar uma experiência real, trazendo ganhos para todos, alunos, preceptores, serviço de saúde e clientes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo exploratório de campo, segundo Minayo e Sanchez (1993) adequada ao aprofundamento da complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2012, como fonte de geração de dados uma Unidade de Saúde da Família, ou seja, um ambiente natural. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com a participação dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica no município de Vassouras com base nas experiências vivenciadas pela preceptoria de estudantes de enfermagem junto ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Nas considerações finais percebe se claramente que existe uma grande dificuldade de acolhimento e inserção do acadêmico de Enfermagem no campo prático da Atenção Básica, uma vez que, não existe um protocolo para recebimento deste aluno, e pouca relação entre a teoria em sala de aula e a realidade experimentada na prática, ou seja, o professor em sala de aula, e o preceptor no seu local de trabalho, não dialogam.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis aims to evaluate the involvement of academic nursing in the reality of the Family Health Strategy, and how the nurse preceptor receives this student and how the practice developed in this area can become a real experience, bringing gains for all students, preceptors, and health service clients. This is a qualitative research was a descriptive exploratory field, Minayo and Sanchez (1993) appropriate to the deepening complexity of phenomena, events and processes of specific individuals and groups more or less defined in scope and capable of being covered intensely. The study was developed through fieldwork in the period June to December 2012, as a source of data generation Unit Family Health, ie a natural environment. The survey was conducted through workshops with the participation of nurses working in primary care in the city of Brooms based on the experiences of preceptorship for nursing students to work together in the Family Health Strategy. In the final realizes clearly that there is a great host and difficulty inserting the academic field of Practical Nursing in Primary Care, since there is no protocol for receiving this student, and little relation between theory and classroom experienced reality in practice, ie, the teacher in the classroom, and the teacher in your workplace, there is no dialogue.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1186
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