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Title: Dilemas da terceirização e o desenvolvimento de software no ambiente de governo: uma análise do trabalho colaborativo e das capacidades tecnológicas para inovação
Other Titles: Dilemmas of outsourcing and software development in public administration environment: an analysis of collaborative work and thecnological capabilities for innovation
Authors: Gomes, Max Emilio Lontra
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Pedroza, Bruno Campos
Entriel, Aparecida Laino
Issue Date: 18-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: GOMES, Max Emílio Lontra. Dilemas da terceirização e o desenvolvimento de software no ambiente de governo: uma análise do trabalho colaborativo e das capacidades tecnológicas para inovação. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017
Abstract: A terceirização na área de TI (tecnologia da informação) é uma prática cada vez mais utilizada por empresas que buscam novos conhecimentos tecnológicos e ampliar suas capacidades de produção e inovação. Nas estatais, tem sido um grande desafio para os gestores de TI desenvolver estratégias de terceirização que garantam eficiência e concilie oportunidades de criação de valor e inovação, num ambiente característico de restrições normativas que são postas pela legislação e órgãos reguladores. Este estudo investiga os dilemas da terceirização do desenvolvimento de software no ambiente de governo e identifica lacunas que possam ser supridas pela gestão do conhecimento. Por meio da revisão da literatura, foi possível identificar os problemas típicos e fundamentar as bases teóricas nos eixos centrais da gestão do conhecimento e do trabalho colaborativo. A metodologia aplicada concilia as abordagens qualitativa e quantitativa, em um estudo de caso único, utilizando-se dos instrumentos de observação direta, análise documental, questionário e entrevistas. Foram ouvidas 35 pessoas, entre gestores e profissionais técnicos, envolvidos com o modelo de “fábrica de software” em uma empresa estatal de economia mista. Os resultados apontaram os principais problemas, como a saída ou troca de pessoas, lacunas e imprecisões no contrato e desgastes por conta de negociações e acordos. As conclusões indicam que o sucesso da terceirização passa pela maturidade da gestão da TI, pelo fortalecimento do relacionamento na prática da terceirização e por mecanismos que favoreçam as interações e trocas de conhecimento, por meio das quais as capacidades de TI são complementadas e desenvolvidas.
metadata.dc.description.abstractother: IT (Information Technology) outsourcing is a practice increasingly used by companies seeking new technological know-how and expanding their production and innovation capabilities. In state-owned companies, it has been a great challenge for IT managers to develop outsourcing strategies that ensure efficiency and reconcile opportunities for value creation and innovation, in an environment characterized by regulatory constraints that set by legislation and regulators. This study investigates the dilemmas of outsourcing software development in the governance environment and identifies gaps that can be addressed through knowledge management. Through the literature review, it was possible to identify the typical problems and to found the theoretical bases in the central axes of knowledge management and collaborative work. The applied methodology conciliates the qualitative and quantitative approaches, in a single case study, using direct observation, document analysis, questionnaire and interviews. About 35 people were interviewed, among managers and technical professionals involved with the "software factory" model in a state-owned mixed-economy enterprise. The results pointed out the main problems, such as the high turnover, the gaps and inaccuracies in the contract and attrition by negotiations and agreements. The conclusions indicate that the success of outsourcing goes through the maturity of the IT management, the strengthening of the relationship in the practice of outsourcing and mechanisms that favor the interactions and exchanges of knowledge, whereby IT capabilities are complemented and developed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11868
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