Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1187
Title: A influência do cinema na percepção dos brasileiros sobre si mesmos e sua relação com a imagem turística do país no exterior: uma nálise a partir dos fimes Rio, o Incrível Hulk e Velozes e Furiosos 5 Operação Rio.
Authors: Silva, Jéssica Miranda Costa da
metadata.dc.contributor.advisor: Godoy, Karla Estelita
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Cheibub, Bernardo Lazary
Issue Date: 2014
Abstract: A importância do cinema para o turismo é perceptível visto que este aliado a televisão, internet entre outras formas de disseminação de imagens cria imaginários a respeito de destinos turísticos, pois são uma fonte prévia de acesso à eles. Despertando no turista o desejo pela viagem, se a opinião criada a respeito do destino for favorável a isto. A criação, reafirmação ou transformação do imaginário de um destino e de seu povo pode ser promovida pelo cinema, tanto em relação à turistas, quanto em relação aos próprios nativos, dependendo da forma como o território e seu povo forem retratados. O presente estudo avaliou com base nos filmes Rio, O incrível Hulk e Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio, a influência que o cinema possui na percepção que os brasileiros possuem de si mesmos, e sua relação com o imaginário que as produções cinematográficas formam a respeito do país no exterior. Para a fundamentação teórica do estudo, foram utilizados livros e artigos de autores ligados ao tema, bem como fontes da internet. O método de pesquisa utilizado envolveu a realização de entrevistas pessoais com brasileiros que haviam assistido aos filmes em questão. Foram também utilizados blogs de cinema, nos quais os blogueiros se manifestam com relação ao tema em estudo com base nos referidos filmes. A partir das respostas dos entrevistados e das opiniões dos blogueiros pesquisados sobre a representação do brasileiro nos filmes, o estudo deixou claro que o cinema exerce influência na percepção dos brasileiros sobre si mesmos, através da reafirmação de estereótipos previamente construídos.
metadata.dc.description.abstractother: The importance of the cinema to tourism is noticeable once it allied television, internet and other forms of dissemination of images creates imaginary to tourist destinations, because they are a source of prior access to them. Attracting tourists for the trip, if the view created is in favor of this. The establishment, reaffirmation or change of the imaginary of a destination and its people can be promoted by cinema, in terms of tourists and natives, depending on how the region and its people are portrayed. The present study evaluated based on the movies Rio, The Incredible Hulk and Fast Five the influence that cinema has on the perception that Brazilians have of themselves. For the theoretical foundation of the study, authors of books and articles related to the topic and internet sources were used. The research method also involves the use of personal interviews with Brazilians who had watched the movies concerned, and blogs about cinema in which the bloggers manifested their opinions about the issue in study, based on the mentioned movies. From the answers of the respondents and the opinions of the bloggers surveyed about the representation of Brazilian in the movies, the study made it clear that cinema influences the perception of Brazilians about themselves through a reaffirmation of stereotypes previously constructed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1187
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
333 - Jessica Miranda.pdf651.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.