Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11873
Title: O uso de análise de risco como ferramenta para melhoria em proteção contra incêndio nas instituições escolares
Other Titles: The use of risk analysis as tool for improvement in fire protection in educational institutions.
Authors: Allemand, Renato Matrangolo
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Guido Vaz
metadata.dc.contributor.members: Zotes, Luís Perez
Pacheco, Miriam Carmen Maciel da Nobrega
Issue Date: 10-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: ALLEMAND, Renato Matrangolo. O uso de análise de risco como ferramenta para melhoria em proteção contra incêndio nas instituições escolares . 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2018.
Abstract: As instituições brasileiras de ensino médio e superior se desenvolveram no decorrer do século vinte. As instalações em sua grande maioria foram construídas antes dos anos 70. Neste período a proteção contra incêndio ainda não era um tema de relevância e importância no Brasil quando se projetavam prédios e outras ocupações. A não existência de cultura prevencionista, bem como, de regulamentos ou exigências legais voltadas à segurança contra incêndio colocam as instituições de ensino expostas a grande risco. A moderna engenharia fornece ferramentas tais como as técnicas de análises de risco quantitativas, como uma forma de buscar possíveis riscos que podem ajudar a alta direção responsável que é responsável pelas ocupações, a escolher outros sistemas de proteção contra incêndios além dos previstos em legislação. Neste trabalho foi selecionada a metodologia quantitativa desenvolvida por Gretener em função de grande aceitação mundial. Durante o processo de trabalho na ocupação escolhida para ser aplicada a metodologia pode-se identificar um elevado número de fragilidades, que levou a ocupação a um indicador quando aplicado o método a ter classificação como risco Alto. Em seguida, realizaram-se novos estudos considerando a implementação de algumas medidas o que gerou um indicador aceitável segundo o método Gretener. Por fim, um Plano de Ação foi proposto para facilitar a gestão e registro das decisões tomadas pela alta direção.
metadata.dc.description.abstractother: The Brazilian institutions of higher and secondary education developed in the course of the twentieth century. The facilities in your vast majority were built before the years 70. In this period the fire protection was not yet a topic of relevance and importance in Brazil when it projected buildings and other occupations. The non-existence of preventive culture, as well as, of regulations or legal requirements related to fire safety put educational institutions exposed to great risk. The modern engineering provides tools such as the quantitative risk analysis techniques, as a way to seek possible risks that can help senior management responsible, that is responsible for the occupations, to choose other protection systems In addition to the fire laid down in legislation. This work was selected quantitative methodology developed by Gretener due to large worldwide acceptance. During the process of work in the chosen occupation to be applied the methodology could identify a number of weaknesses, which led to the occupation an indicator when applied the method to have classification as high risk. Then, further studies were conducted considering the implementation of some measures that generated an acceptable indicator Gretener method. Finally, an action plan had been proposed to facilitate the management and recording of decisions taken by senior management
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11873
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Renato Allemand .pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.