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dc.contributor.advisorAndrade, Emmanuel Paiva de-
dc.contributor.authorCosta, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito-
dc.date.accessioned2019-11-06T12:10:35Z-
dc.date.available2019-11-06T12:10:35Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito. A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11892-
dc.description.abstractA Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma área nova, polissêmica, pouco investigada no nível individual de análise, com diversas formas de ser operacionalizada, sem curso de graduação específico e com profissionais advindos de diversas áreas do saber. Diante deste contexto, quais os sentidos que os profissionais de RSE atribuem a si mesmos, às suas práticas e à RSE? A fim de contribuir para responder esta questão, o estudo aqui proposto tem como referência a realidade de uma grande empresa brasileira de engenharia, com atuação internacional. Esta organização possui uma Gerência Executiva de Responsabilidade Social, cujos 152 profissionais estão distribuídos em 11 Estados brasileiros. Optou-se por uma investigação qualitativa, orientada pela perspectiva do construtivismo social em diálogo com a teoria das representações sociais (Moscovici), teoria da ação (Bourdieu) e teoria da estruturação (Giddens). Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista episódica junto a 18 profissionais de RSE desta organização, além de levantamento de dados secundários. Como resultado da pesquisa, pode se perceber a existência de um grupo de profissionais com identidade e características semelhantes cujos agentes assumem papel de mediadores na trajetória pessoal e profissional e se sentem motivados para transformar realidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2019-11-01T15:05:39Z No. of bitstreams: 1 Dissert Marcelo Rodrigues S de B Costa.pdf: 924828 bytes, checksum: 7f92582fae4e595f02749c0441234d1b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleA fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeA study on the meanings and practices of Corporate Social Responsibility professionals in an engineering companypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordHabituspt_BR
dc.subject.keywordProfissionais de RSEpt_BR
dc.subject.keywordSentidospt_BR
dc.contributor.membersVeloso, Letícia Helena Medeiros-
dc.contributor.membersGorrochategui, Nora Liliana-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subject.descriptorRepresentação socialpt_BR
dc.subject.descriptorPrática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordotherCorporate social responsibilitypt_BR
dc.subject.keywordotherMeaningspt_BR
dc.subject.keywordotherSocial representationspt_BR
dc.subject.keywordotherHabituspt_BR
dc.subject.keywordotherMeaningspt_BR
dc.description.abstractotherCorporate Social Responsibility (CSR) is a new area, polysemic, little investigated at the individual level of analysis, with several ways of being operationalized, without a specific undergraduate course and with professionals from different areas of knowledge. Given this context, what are the meanings that CSR professionals attribute to themselves, their practices and CSR? In order to contribute to answer this question, the study proposed here has as a reference the reality of a large Brazilian engineering company, with international performance. This organization has an Executive Management of Social Responsibility, whose 152 professionals are distributed in 11 Brazilian states. We chose a qualitative investigation, guided by the perspective of social constructivism in dialogue with the theory of social representations (Moscovici), theory of action (Bourdieu) and theory of structuring (Giddens). As a research tool, an episodic interview with 18 CSR professionals from this organization was used, as well as secondary data collection. As a result of the research, we can perceive the existence of a group of professionals with similar identity and characteristics whose agents assume the role of mediators in the personal and professional trajectory and feel motivated to transform realities.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.programPrograma em Sistemas de Gestãopt_BR
dc.degree.date2017-12-14-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical132 f.pt_BR
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