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Title: A Importância de Uma Educação para O Pensar: Um Encontro entre a Filosofia e a Pedagogia
Authors: Oliveira, Naiane Vitipó
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Fabio Alves Gomes de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem o propósito de analisar o conceito de pensar e seus desdobramentos para a pedagogia, a partir de diferentes teóricos, autores e perspectivas. Para isso, dividimos esta pesquisa em três etapas. Em um primeiro momento é analisado a questão da natureza do pensar (o que é pensar?); em um segundo momento é levantada a questão sobre os métodos para se pensar (como pensar?): e finalmente em um terceiro momento é analisada as estruturas institucionais, pedagógicas e sociopolíticas para a implementação das questões previamente elaboradas, visando a possibilidade de um sujeito, escola e sociedade reflexiva. Com isso, pretende-se neste trabalho não somente um estudo teórico sobre o pensar, mas uma busca concreta que vise a construção de um mundo mais justo, igualitário, inclusivo, e democrático, onde os indivíduos possam ter acesso e o direito às condições sociais necessárias para refletir criticamente sobre a sua própria existência e sobre o mundo ao seu redor. Por fim, o trabalho pretende defender a necessidade de uma reflexão continuada que considere o tempo - passado, presente e futuro – educacional na formação de sujeitos, instituições e sociedades críticas que consideram a importância do pensamento filosófico na construção de uma práxis pedagógica que promova uma educação para a liberdade.
metadata.dc.description.abstractother: Este trabajo tiene el propósito de analizar el concepto de pensar y sus desdoblamientos para la pedagogía, a partir de diferentes teóricos, autores y perspectivas. Para ello, dividimos esta investigación en tres etapas. En un primer momento se analiza la cuestión de la naturaleza del pensar (¿qué es pensar?); en un segundo momento se plantea la cuestión sobre los métodos para pensar (como pensar?): y finalmente en un tercer momento se analisa las estructuras institucionales, pedagógicas y sociopolíticas para la implementación de las cuestiones previamente elaboradas, visando la posibilidad de un sujeto, escuela y sociedade reflexiva. Con ello, se pretende en este trabajo no sólo un estudio teórico sobre el pensar, sino una búsqueda concreta que busca la construcción de un mundo más justo, igualitario, inclusivo y democrático, donde los individuos puedan tener acceso y el derecho a las condiciones sociales necesarias para reflexionar críticamente sobre su propia existencia y sobre el mundo a su alrededor. Por último, el trabajo pretende defender la necesidad de uma reflexión continuada que considere el tiempo - pasado, presente y futuro - educativo en la formación de sujetos, instituciones y sociedades críticas que consideran la importancia del pensamiento filosófico en la construcción de una práxis pedagógica que promueve uma educación para la libertad.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11916
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