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Title: O Estereótipo Racial: Análise da Imagem da Menina Negra a partir dos Contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
Authors: Silva, Jéssica Cristino
metadata.dc.contributor.advisor: Lima Junior, Maurílio Machado
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente estudo tem como objetivo examinar a construção no conto infantil, e através da contação de histórias na escola, de estereótipos raciais relacionados à menina negra. O que se coloca em discussão a partir deste exame é o paradigma da inferioridade racial e como ele pode ser reproduzido ou combatido através das narrativas literárias destinadas às crianças, especialmente na escola. Isso será feito por meio da análise de duas obras literárias brasileiras ⎯ ―Negrinha‖ (1920), de Monteiro Lobato, e ―Menina Bonita do Laço de Fita‖ (1984), de Ana Maria Machado ⎯ assim como a partir da observação sobre a prática da contação de histórias em duas turmas da educação infantil em uma escola do ensino público localizada em um município no interior de Minas Gerais. A hipótese de partida deste trabalho, formulada a partir de minha experiência de vida, é a de que na escola pública brasileira, através da literatura infantil, não são apresentados ou são, mas de maneira insuficiente às meninas negras referenciais culturais que favoreçam a elas o desenvolvimento de sua auto-estima e o reconhecimento positivo de sua identidade social. Isso porque as escolas não utilizam conscientemente narrativas dirigidas ao público infantil que sejam capazes de contribuir para a percepção não inferiorizada da menina negra.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this study is to examine the construction of racial stereotypes related to the black girl in the children's story, and through storytelling at school. What is be-ing debated from this examination is the paradigm of racial inferiority and how it can be reproduced or countered through literary narratives intended to children, especial-ly at school. This will be done through the analysis of two Brazilian literary works "Negrinha" (1920), by Monteiro Lobato, and "Bonita do laço de Fita" (1984) by Ana Maria Machado as well as from the observation about the practice of storytelling in two classes of early childhood education in a public school located in the interior of Minas Gerais. The starting hypothesis of this work, formulated from my life experi-ence, is that in the Brazilian public school, through children's literature, they are not presented or are, but insufficiently to the black girls cultural references that favor the development of their self-esteem and the positive recognition of their social identity. This is because schools do not consciously use child-directed narratives that are ca-pable of contributing to the non-inferiorized perception of the black girl.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11930
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