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Title: A Frequência Escolar na Educação Infantil em uma Escola Municipal
Authors: Mendes, Leila Dalva da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho tem como tema principal a frequência escolar na educação infantil em uma escola da rede municipal. Ela tem provocado indagações que demonstram especialmente o que envolve a família, por meio de politicas de cunho social e consciência de formação. O objetivo desse trabalho é analisar as situações que envolvem e atravessam o espaço escolar, constituindo de forma precisa o entendimento das relações que cercam a família e provocam tensões diretas ou indiretas que interferem na vida da criança. O envolvimento da família não basta somente para dar estabilidade no que diz respeito à frequência na educação infantil, é importante também valorizar o aprendizado da criança e seu desenvolvimento escolar. Se torna necessário pesquisar as politicas que contribuem para as relações que envolvem a frequência, para identificar desafios e entender de que forma estas politicas atuam na educação. Desse modo, conhecemos histórias entendendo que o contexto das tensões desafiam e apontam a relação com a frequência na educação Assim, num segundo momento, apresento as politicas que participam desse processo e as condicionalidades que são partes essenciais para obtenção de direitos que contribuem na formação e transição dessa pesquisa.
metadata.dc.description.abstractother: The main theme of the present work is school attendance in kindergarten in a municipal school. It has elicited inquiries that demonstrate especially what engages the family through social policies and awareness of formation. The objective of this work is to analyze the situations that involve and cross the school space, constituting in a precise way the understanding of the relationships that surround the family and provoke direct or indirect tensions that interfere in the life of the child. The involvement of the Family is not only enough to provide stability in terms of attendance in early childhood education, it is also important to value the child's learning and school development. It becomes necessary to research the policies that contribute to the relationships that involve attendance, to identify challenges and to understand how these policies work in education. In this way we know stories from the principle of understanding the context of the ten- sions that challenge and point out the relationship with the frequency in education. Thus, in a second moment, I present the policies that participate in this process and the conditionalities that are essential parts to obtain rights that contribute in the formation and transition of this research.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11932
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

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