IDENTIDADE E POLÍTICA: A PROSTITUIÇÃO E O RECONHECIMENTO DE UM MÉTIER NO BRASIL
Rio de Janeiro
mobilização social
reconhecimento
grupos profissionais
A prostituição e o reconhecimento de um métier no Brasil
prostitution
Rio de Janeiro
social mobilization
recognition
professional groups
Simões, Soraya Silveira | Posted on:
2010
Abstract
Este artigo procura analisar o percurso de mobilização das prostitutas no Rio de Janeiro até o reconhecimento de uma identidade profissional. A formação das associações de prostitutas no Brasil, a partir dos anos 1980, a participação efetiva no movimento de prevenção da AIDS e a interlocução com o Ministério da Saúde na conquista do almejado registro da prostituição na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério de Trabalho, contribuíram para a definição de suas causas e serão
aqui restituídos de seus contextos político, social e urbano, de modo a evidenciar o desenvolvimento de um código deontológico de um grupo profissional.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Artigo de periódicosSource
SIMÕES, S. S.. Identidade e política: a prostituição e o reconhecimento de um métier no Brasil. Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, v.2, n.1, jan.-jun., p.24-46, 2010Subject(s)
prostituiçãoRio de Janeiro
mobilização social
reconhecimento
grupos profissionais
A prostituição e o reconhecimento de um métier no Brasil
prostitution
Rio de Janeiro
social mobilization
recognition
professional groups
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: