Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11970
Title: Memória, patrimônio e cultura na construção do valor social da pessoa em uma aldeia timorense
Authors: Simião, Daniel Schroeter
Issue Date: 2016
Citation: SIMIÃO, Daniel. Memória, patrimônio e cultura na construção do valor social da pessoa em uma aldeia timorense. Veritas - Revista Científica da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, v. 4, p. 79-86, 2016.
metadata.dc.relation.ispartof: Veritas - Revista Científica da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, v. 4, p. 79-86, 2016.
Abstract: A partir de etnografia realizada em um suku de Maubara, discutem-se os mecanismos pelos quais elementos potencialmente acionados como patrimônio cultural (saberes e técnicas envolvidos na realização de rituais – "estilos" ou ―"lia" – e a memória das Casas tradicionais e suas hierarquias) são articulados, localmente, na construção do valor social atribuído a seus praticantes. Busca-se aqui perceber os impactos que a valorização e o reconhecimento como patrimônio podem ter sobre configurações de poder local na aldeia, na medida em que competem com outras fontes de status na construção da pessoa. Partindo de observação de terreno em torno do conflito entre dois moradores da aldeia, um dos quais um respeitado lia na'in, o texto explora o potencial de políticas de patrimonialização, ainda incipientes em Timor-Leste, para as dinâmicas de significação do que há décadas se expressa na categoria ―kultura‖ e seus impactos sobre a construção do valor da pessoa e da Casa na socialidade local.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11970
Appears in Collections:NEPEAC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versaun digital VERITAS vol 4 - dezembro 2016.pdf602.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons