A “ESCUTA” DA COMUNIDADE: UMA ABORDAGEM COGNITIVA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO DIGITAL
abordagem cognitiva
observação participante
inclusão digital
Uma abordagem cognitiva de uma política pública de inclusão digital
Public policts
Cognitive Approach
Participant Observation
Digital Inclusion
Abstract
Este artigo analisa a escuta da comunidade como uma forma de exercício do poder entre gestores e os moradores no processo de implementação da Plataforma Urbana Digital da Educação (PUDE) em Niterói. A partir de uma abordagem cognitiva, descrevemos os conflitos para identificar os quadros
de interpretação dos diferentes atores. A escuta é uma forma de legitimação da política pelos gestores, mas também surge como uma oportunidade para a formulação de outras demandas pelos moradores que se integram à política segundo a agenda dos gestores. O referencial de inclusão digital não orienta
os moradores para a produção das demandas, nem para identificar como elas podem ser tratadas. A forma de exercício do poder entre os diferentes atores demonstra que a escuta não deixa de ser uma forma de organizar a relação de poder entre gestores e a comunidade. A escuta produz uma dupla
função de selecionar a relevância das demandas pelo quadro de interpretação dos gestores, por um lado, e, por outro lado, identificar as concessões segundo uma agenda que escapa aos moradores.
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Document type
Artigo de periódicosSource
GERALDO, Pedro Heitor Barros; SANTOS, Roberta Hanthequeste B do Santos. A “escuta” da comunidade: Uma abordagem cognitiva de uma política pública de inclusão digital. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, v. 5, n. 10, 2018.Subject(s)
Políticas públicasabordagem cognitiva
observação participante
inclusão digital
Uma abordagem cognitiva de uma política pública de inclusão digital
Public policts
Cognitive Approach
Participant Observation
Digital Inclusion